PSDB é aprovado como membro permanente da Internacional Democrata Centrista

O PSDB agora é membro permanente da Internacional Democrata Centrista (Centrist Democrat International) – IDC-CDI, organização que reúne partidos de tendência social-democrata e que atuam em mais de 70 países de todos os continentes.

A IDC-CDI foi fundada em 1961 como União Mundial dos Democratas-Cristãos e historicamente tem se comprometido com a promoção dos direitos humanos contemplados pela Carta Internacional de Direitos da ONU.

A partir do fim da Guerra Fria e das grandes mudanças na Europa, a instituição, já nomeada Internacional Democrata Centrista, passou a defender amplamente o pluralismo religioso como condição a ser protegida em todas as nações.

Outra bandeira importante para a IDC-CDI é a ampliação da presença feminina na política. Desde o final da década de 1970, as mulheres de vários partidos que integram a instituição se organizaram como uma internacional feminina para “contribuir com o desenvolvimento de seus próprios países e colaborar na vida política em geral”.

Atualmente, a Internacional Democrata Centrista é comandada por Andrés Pastrana Arango, ex-presidente da Colômbia, e pelo espanhol Antonio Lopez-Isturiz, membro do Parlamento Europeu. Ex-prefeito do Rio, o tucano César Maia também integra a direção da IDC-CDI.

A sede da organização fica em Bruxelas, na Bélgica, e além da Europa, há regionais na América Latina, na África e na Ásia.

*Do site do PSDB