Força-Tarefa

PSDB-Mulher mobiliza centenas de tucanas em evento de capacitação e mobilização política em SP

Ampliar a participação feminina na política, colocando mulheres como protagonistas na construção de um Brasil melhor. A partir deste norte, centenas de tucanas de diferentes regiões de São Paulo se reuniram neste sábado (30/4), na capital paulista, durante o Seminário de Capacitação “Mulheres que constroem um Brasil melhor”. Além de palestras para orientação de candidatas e militantes do partido, o evento promoveu debates sobre o cenário político de São Paulo e do Brasil.

Responsável pela iniciativa, a presidente Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Yeda Crusius, exaltou o papel da força-tarefa que está levando ao Brasil o fortalecimento de candidaturas femininas.

“Sozinhas nós não construímos o coletivo, não construímos o bem público. Hoje vemos este Brasil fragmentado, cheio de extremos, quando nós mulheres sempre fomos as promotoras da via do centro. Porque nós criamos filhos, nós ajudamos os netos, nós fazemos política. Por sua própria propensão, a mulher cuida”, observou Yeda, ressaltando também o compromisso do PSDB-Mulher em acolher e auxiliar as candidatas do partido.

Confira fotos e vídeos do evento AQUI.

Referência na valorização feminina na política, o pré-candidato do partido à presidência da República, João Doria, ressaltou que, à frente do governo de São Paulo, colocou 64% dos cargos de liderança sob comando feminino.

“O que o Brasil precisa para virar este jogo, para sair desta polarização, é coragem. Não queremos que as mulheres tenham apenas o respeito, mas o protagonismo. O maior número de mulheres em posição de comando ocorreu no nosso governo”, ressaltou o tucano.

Doria também elogiou a postura de seu sucessor no Palácio dos Bandeirantes, Rodrigo Garcia, que já realizou mudanças pontuais com objetivo de ampliar a liderança feminina no governo.

Presente na abertura do evento, Garcia alertou que, a despeito dos avanços para igualdade de gênero, é preciso reforçar a luta contra a cultura do machismo.

“Ao mesmo tempo em que estamos vivendo o século da mulher, o século do empoderamento das mulheres, ao lado disso a gente ainda tem um país machista. Cabe a nós falar destas coisas com naturalidade e enfrentar isso”, sustentou. “Nós não somos um país intolerante, como muitas vezes o atual governo federal quer passar. Não somos um país sem compaixão. O brasileiro é um povo solidário, um povo afetuoso”.

Uma das principais responsáveis pela mobilização feminina no Estado, a presidente do PSDB-Mulher em São Paulo, Edna Martins, ressaltou que a ação para aumentar o número de mulheres na política, em cargos eletivos, não pode parar. “A nossa luta precisa ser todos os dias, precisa acontecer dentro dos partidos. Somos divulgadoras da esperança de que vamos mudar a participação das mulheres no Brasil”, pontuou. No governo de São Paulo, Edna é coordenadora de políticas públicas para as mulheres.

Além do debate político, o evento promoveu palestras sobre políticas públicas para mulheres no pós-pandemia, bandeiras eleitorais do PSDB-Mulher, aspectos da comunicação política e legislação eleitoral, além de desafios nos cenários local e nacional para o pleito deste ano.

Além de São Paulo, a força-tarefa eleições 2022 do PSDB-Mulher já passou pelo Distrito Federal, Paraíba e Goiás. O próximo evento ocorrerá no Rio Grande do Sul, no dia 07 de maio. Confira fotos e vídeos do evento AQUI.