Força-TarefaNotícias

Força-tarefa levanta subsídios para construção de Bandeiras Eleitorais das mulheres em 2022, destaca Tarsila Crusius

A Força-tarefa Eleições 2022 promovida pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB chegou à Brasília (DF), no último sábado (23/04), mobilizando cerca de 100 pessoas no Seminário de Capacitação Política “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”. Um dos módulos do dia foi a palestra da psicóloga e mestra em Direitos Humanos, especialista em gestão do trabalho e da educação em saúde, Tarsila Rorato Crusius.

Além de falar sobre os impactos pós-pandemia da Covid-19 principalmente sobre as mulheres, ela alertou as tucanas sobre a necessidade se adaptarem à nova realidade criada pelo vírus em suas campanhas eleitorais.

“A campanha vai ter que unir o presencial com o virtual. O que nós conquistamos nessa pandemia em termos de ferramentas de comunicação, para comunicação virtual a distância, nós não podemos deixar de lado e perder. Mas nós precisamos sim resgatar a mobilização presencial, que é a grande ferramenta para pedir e conquistar votos, principalmente para aqueles que não estão ligados nas redes sociais”, disse.

Para Tarsila, as pré-candidatas ao pleito deste ano precisam demonstrar com clareza em suas propostas como pretendem mitigar os efeitos devastadores que pandemia trouxe e continua a trazer para a vida dos brasileiros, em especial as mulheres.

“A realidade atual é marcada por uma pandemia que nos fez regredir, em alguns casos, até décadas nas nossas conquistas sociais”, apontou.

“Quem pagou mais caro por cada uma dessas perdas foram as mulheres. Onde a população perdeu renda, a mulher perdeu mais renda. Onde a população perdeu emprego, a mulher perdeu mais emprego. Onde a população adoeceu, a mulher adoeceu mais. Nós não podemos fechar os olhos para isso, porque é um sintoma de uma sociedade que ainda não dá igualdade de tratamento, de oportunidades e de direitos para as mulheres”, destacou.

Bandeiras Eleitorais

Nesse sentido, entra em campo o trabalho que vem sendo desempenhado pelo PSDB-Mulher na formação de lideranças femininas e na construção de suas Bandeiras Eleitorais, que serão elaboradas com base nas demandas das tucanas de todo o Brasil, identificadas pela Força-tarefa Eleições 2022.

“Esse é o terceiro estado por onde a gente passa. Estivemos em Goiás, na Paraíba. Estaremos em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, em vários outros estados, para levantar subsídios, informações, para a construção das Bandeiras Eleitorais das mulheres do PSDB para as eleições de 2022”, explicou a psicóloga.

“Nós estamos coletando essas informações para que o PSDB-Mulher Nacional possa apresentar um conjunto de Bandeiras Eleitorais que vão apoiar cada uma de vocês, tanto pré-candidatas que serão candidatas, quanto as militâncias, as pessoas que estarão nas ruas pedindo votos”, acrescentou ela.

Tarsila Crusius completou dizendo que as Bandeiras eleitas pelas tucanas deverão representar compromissos assumidos com o enfrentamento de problemas socialmente relevantes para toda a população brasileira.

O Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor” é parte da Força-tarefa Eleições 2022, iniciativa do PSDB-Mulher que tem rodado o Brasil promovendo a capacitação de mulheres e possíveis candidatas ao pleito. Além de Brasília (DF), o projeto já passou por Goiânia (GO) e Guarabira (PB). O próximo destino é São Paulo (SP).