Força-TarefaNotícias

Comunicação não-verbal e estratégias de argumentação são temas de palestra da jornalista Marly Lúcio em Força-tarefa na PB

Estratégias de argumentação e retórica, além do desafio de se comunicar com eleitores durante a campanha eleitoral, foram os temas da palestra da jornalista, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-secretária de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa, Marly Lúcio, no Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB em Guarabira (PB).

Quase 200 mulheres participaram do curso, parte da Força-tarefa Eleições 2022, iniciativa do PSDB-Mulher que tem rodado o Brasil promovendo a capacitação de tucanas e possíveis candidatas ao pleito. Além de Guarabira, conhecida como a rainha do Brejo paraibano, o projeto já passou por Goiânia (GO). O próximo destino será o Distrito Federal.

A jornalista destacou quatro atributos essenciais para que as mulheres tenham destaque como porta-vozes e consigam transmitir de forma eficaz a sua mensagem ao público.

“Um deles é ser entendido e compreendido. Não adianta muitas vezes você falar e ninguém entender o que você quer dizer. O segundo ponto é ser confiável: as pessoas precisam confiar no que você está falando, ter confiança nas coisas que você está expondo. Em terceiro lugar, ser respeitado e ser respeitador. E por fim, ser memorável”, elencou.

“Na hora de sua fala, discurso, entrevista ou live, é importante trazer elementos, dados, estudos e exemplos que possam ilustrar a sua fala, fazer com que as pessoas acreditem mais no que você está falando e guardem informações na memória sobre aquilo que você está fazendo”, exemplificou.

Marly também ressaltou a importância da construção de imagem, seja no próprio vestuário, na postura e no olhar, além da atenção à comunicação não-verbal, por meio de gestos, expressões ou movimentos repetitivos.

“Às vezes, o nosso conteúdo é muito bom, mas a nossa expressão não está boa. A gente está falando, mas está negando ao mesmo tempo, balançando a cabeça, fazendo gestos muitas vezes que podem ser vistos como obscenos. Cuidado com a nossa expressão corporal, porque ela pode negar aquilo que a nossa própria boca está dizendo”, alertou.

Para a especialista, alguns erros muito comuns cometidos na hora de se expressar são revirar os olhos, contrair a testa, gesticular demais ou mesmo o contrário: restringir excessivamente o movimento de mãos e braços. Tudo isso, segundo ela, se aprende com muito treino e prática.

“Sejam generosas com vocês mesmas, porque pessoas que estão na caminhada política há muito tempo também erram. Também se comunicam de forma errada, ou não se comunicam bem, e não transmitem a mensagem da forma como deveriam”, completou Marly Lúcio.