Agenda

09/04 – Seminário de capacitação “Mulheres Que Constroem Um Brasil Melhor” – Edição Paraíba

Chegamos a 2022, ano de eleições gerais no Brasil, com a importantíssima missão de mobilizar e fortalecer a competitividade de candidaturas de mulheres para aumentar a representatividade feminina na política. É fundamental para isso colocar em prática ações que atraiam e ampliem a atuação das mulheres na política, seja na forma de qualificar e apoiar candidaturas de mulheres nessas eleições, bem como de qualificar as militantes para a formação de equipes para enfrentar a campanha eleitoral 2022.

Diante desse desafio, o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB iniciou a caminhada nos vários estados do Brasil onde o PSDB está organizando a força-tarefa, que terá como objetivo principal identificar, qualificar e fortalecer candidaturas de mulheres traçando como meta a eleição do maior número de deputadas estaduais, federais, senadoras e governadoras pelo PSDB.

Queremos, com o trabalho dessa força-tarefa do PSDB-Mulher, ouvir as opiniões de quem já fez e faz política nacional e local sobre a grande questão de 2022: o que queremos para nosso país e o que queremos para nosso estado?

Estão programados oito cursos regionalizados. Depois do estado de Goiás, chegou a vez da Paraíba de receber a nossa força-tarefa para que possamos cumprir nossa missão de eleger mais mulheres na política em todo o país, escrevendo um futuro melhor para a Paraíba e o Brasil.

Público alvo: Mulheres filiadas ao PSDB que têm a intenção de se candidatar e com potencial para serem eleitas, além de lideranças regionais.

PROGRAMAÇÃO:

8h30 – Cadastramento

9h – Vídeo de apresentação da Força-Tarefa Eleições 2022/ PSDB-Mulher

9h05 – Presidente de honra do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB Solange Jurema

 9h15 – Presidente Estadual PSDB/PB, presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV) nacional, Deputado Federal e pré-candidato ao governo da Paraíba Pedro Cunha Lima

9h30 – Deputada Estadual e vice-presidente do PSDB da Paraíba Camila Toscano

9h35 – Coordenadora Regional do PSDB-Mulher no Nordeste Iraê Lucena

 9h40 – Presidente do PSDB-Mulher da Paraíba e Prefeita de Alagoinha Maria de Zé Roberto

 Módulo I

9h45 / 10h15

Legislação Eleitoral: Registros de candidatura, normas de propaganda eleitoral, prazos eleitorais, financiamento de campanha eleitoral – arrecadação e gastos de campanha, prestação de contas eleitorais, violência política de gênero.

Palestrante: Luciana Loureiro, assessora jurídica do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, vice-presidente do PSDB-Mulher do DF e membro fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP).   Debate 10 min.

Módulo II

10h25/ 10h55

Políticas Públicas para Mulheres Pós-Pandemia e Bandeiras Eleitorais PSDB-Mulher 2022: Cenário pós-pandemia, crise na saúde, educação e direitos sociais, e o que mudou nas prioridades das mulheres e do mundo. Apresentação do questionário “O que queremos de políticas públicas para Mulheres?”.

Palestrante: Tarsila Rorato Crusius, psicóloga e mestra em Direitos Humanos, especialista em gestão do trabalho e da educação em saúde. Debate 10 min.

Módulo III

11h05 / 11h35

Comunicação Política: Estratégias de argumentação e retórica. O desafio de se comunicar com eleitores. Apresentação e oratória de campanha

Palestrante: Marly Lúcio, jornalista, formada pela UFPB e com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Debate 10 min.  

Módulo IV

11h45

Cenário político local e nacional nas eleições 2022

Mesa redonda com a deputada estadual Camila Toscano, a prefeita Maria de Zé Roberto, a  vereadora Jussara Macena e a coordenadora do PSDB-Mulher na região Nordeste Iraê Lucena

Debate Final

12h25

Debate aberto sobre o Cenário político e social das eleições 2022, preenchimento do questionário.

13h – Encerramento com almoço – mesmo local

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO ATÉ 07 DE ABRIL.

VAGAS LIMITADAS!