Força-TarefaNotícias

Força-tarefa do PSDB-Mulher chega a Goiás com a missão de fortalecer pré-candidatas

As tucanas de Goiás (GO) participaram em peso do primeiro Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”, promovido pelo Secretariado Nacional da Mulher/PSDB neste sábado (19/03), como parte da Força-tarefa que vai rodar o Brasil para as Eleições 2022.

Cerca de 140 mulheres se reuniram na capital goiana para discutir políticas públicas, estratégias de argumentação e legislação eleitoral na capital goiana, com palestras da psicóloga e mestra em Direitos Humanos Tarsila Crusius; da assessora de imprensa Maysa Melo; e da assessora jurídica do PSDB-Mulher Nacional, Luciana Loureiro.

Antes das palestras, lideranças do partido destacaram a importância do projeto para alavancar candidaturas femininas do PSDB pelo Brasil.

“É estratégico para o nosso país construir alternativas que valorizem a presença das mulheres na política, com respeito, voz, ideias e ideais. Esse movimento objetiva reforçar a competitividade feminina, com toda a contribuição que podemos dar para a área social, para a área econômica e principalmente na gestão, para construirmos juntas um Brasil melhor”, salientou Yeda Crusius em recado enviado por vídeo para as tucanas de Goiás.

Aperfeiçoamento

A vice-presidente do Secretariado, Thelma de Oliveira (MT), destacou a necessidade de empenho coletivo para que a força-tarefa gere resultados. Ela destacou ainda a necessidade de todas as candidatas estarem preparadas, daí a importância dos seminários e dos cursos promovidos pelas tucanas. Hoje estamos aqui nesse objetivo de ter muitas mulheres preparadas, mulheres empoderadas que depois de empoderadas irão empoderar outras mulheres.”

A escolha de Goiás para sediar o início dessa mobilização se deve à organização e à força histórica do PSDB no Estado.  “É uma forma de reconhecer, registrar e divulgar, através da participação ativa das nossas lideranças, a trajetória e o papel transformador que o nosso partido tem aqui em Goiás, desde o seu nascimento para a política brasileira”, salientou Thelma de Oliveira.

Em seguida, a vice-presidente acrescentou que: “Nós somos o Secretariado dentro do PSDB-Mulher, nossa voz e nosso voto são respeitados dentro da Executiva Nacional. Não tivemos nada de graça”.  Depois, reiterou: “A gente precisa que ao eleger uma mulher, a gente empodere outra mulher [para avançar cada vez mais]. O que nós queríamos era ter 50% das mulheres filiadas no PSDB”.

Lideranças

O ex-governador Marconi Perillo, presidente interino do PSDB de Goiás, defendeu o ingresso de mais mulheres na disputa eleitoral de outubro.

“Quem quiser efetivamente buscar o voto e se eleger, vai ter espaço”, disse Marconi, sendo aplaudido pelas mulheres presentes. “Vocês não imaginam o quanto é importante ter esse exército de mulheres, cultas, informadas e articuladas e dispostas em debater políticas públicas para o estado de maneira geral. Sintam-se todas e todos cumprimentados aqui.”, acrescentou.

Perillo cumprimentou a iniciativa do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e destacou ações da legenda na promoção da maior participação das mulheres na política.

“Quero estimular cada uma de vocês para irem pra briga, para entrarem na luta. Nesse aspecto é preciso realçar a importância do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB para que algumas conquistas pudessem ser viabilizadas. Primeiro as cotas para as mulheres. O PSDB foi um grande protagonista nacional para que a decisão legal fosse tomada. Eu acho que o PSDB com essa visão Social Democrata, com essa visão humanística que sempre teve, com essa visão democrática, com essa visão em relação ao papel que a mulher desempenha e precisa continuar a desempenhar foi e é muito importante”, opinou.

Marconi  fez severas críticas ao governo de Goiás sob comando de Ronaldo Caiado (UNIÃO). Segundo ele, o atual gestor promove um desmonte que afeta todos os setores sobretudo os fundamentais: saúde, educação e segurança pública. Aproveitou para fazer um balanço do seu governo. “Eu deixei o governo com 26 delegacias especializadas na defesa das mulheres. É um gesto muito significativo. O que adianta ter a Lei Maria da Penha, se não tiver instrumentos?”

Também marcaram presença a presidente do PSDB-Mulher de Goiás, Meirinha Valle; a deputada estadual Lêda Borges;  a vereadora e presidente do PSDB de Goiânia, Aava Santiago Aguiar e a coordenadora do PSDB-Mulher na região Centro-Oeste e presidente do PSDB-Mulher do DF, Andréia Moura.