TSE intensifica combate à desinformação com vistas às eleições 2022

Determinado a combater as falsas informações no período pré-eleitoral e de eleições deste ano, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, criou uma nova Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação.

A Assessoria Especial faz parte de um conjunto de ações do Programa de Enfrentamento à Desinformação, lançado em agosto de 2019 com foco nas Eleições 2020 e que se tornou permanente em agosto de 2021.

O plano estratégico do Programa para as Eleições 2022 foi lançado. O assessor-chefe da Assessoria, Frederico Alvim, que participou da fundação da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), disse que o objetivo é intensificar o trabalho desenvolvido desde a última eleição para que a escolha dos eleitores por meio do voto seja legítima, sem interferência de campanhas difamatórias.

“Estamos muito felizes com os resultados do trabalho até aqui. O Programa veio para ficar e tomou proporções maiores. O presidente Fachin entendeu que o momento era oportuno para oferecer uma estrutura permanente dentro do Tribunal”, ressaltou.

A Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação atuará com um novo Programa de fortalecimento institucional da Corte, feito a partir da gestão da imagem da Justiça Eleitoral.

“Há 90 anos, prestamos diversos serviços de qualidade e, em função disso, nossa equipe foi montada de forma variada, multidisciplinar, com profissionais de Tecnologia, Comunicação e Ciência Política, tudo com vistas a reforçar a eficiência do nosso programa e a imagem positiva construída pelo TSE ao longo desse tempo”, disse Alvim.

*Com informações do site do TSE.