Notícias

Projeto de Kátia Zummach obriga maternidades a permitir presença de doulas durante trabalho de parto

Um projeto de Lei da vereadora Kátia Zummach (PSDB), de Nova Petrópolis (RS), obriga as maternidades e estabelecimentos hospitalares do município a permitir a presença de doulas durante todo o trabalho de parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela gestante.

O texto, que entra em pauta nesta terça-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, na Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, especifica que não deverá ser cobrada nenhum tipo de taxa adicional pela presença da doula no local, que também não se confunde com o direito da parturiente a um acompanhante, já estabelecido por Lei.

As profissionais, por sua vez, devem estar regularmente cadastradas via instituições de classe oficializadas, junto aos órgãos de saúde ou nos estabelecimentos da rede pública e privada onde atuarem.

O objetivo da proposta, segundo a vereadora, é oferecer conforto, suporte emocional, físico e informativo à mulher em um momento único de sua vida: dar à luz a uma criança. Cabe a ela, portanto, decidir quem estará ao seu lado na hora do parto.

“A doula não deve interferir no trabalho dos demais profissionais, mas estará lá para agregar e dar apoio para a mulher e seu acompanhante”, justificou no projeto.

“A doula esclarece a respeito da evolução do trabalho de parto, aconselha as posições mais confortáveis durante as contrações, promove técnicas de respiração e relaxamento, utiliza técnicas naturais para o alívio da dor do parto, proporciona contato físico e, ainda, oferece apoio psicológico oferecendo palavras de apoio, a encorajando e tranquilizando”, destacou

Para Kátia Zummach, é dever do município oferecer à mulher a opção de um parto mais humanizado.

“Se nós queremos ser uma cidade que valoriza os direitos da mulher, precisamos dar essa oportunidade nesse momento importante da vida das mulheres, da gravidez e do parto. A apresentação deste projeto significa a preocupação de que seja garantida a todas as mulheres, que assim o desejarem, o suporte das doulas, visando o bem-estar da mulher e o seu direito de escolha nesse momento especial da sua vida que é a chegada do seu filho”, completou a tucana.