Notícias

Tucanos se unem em favor de sanções contra parlamentar que ironizou ucranianas

Foto: Arquivo Agência Alesp

Reincidente por comentários jocosos e atitudes inadequadas, o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), que fez ironias com as refugiadas ucranianas, deve sofrer sanções severas na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que podem ir de uma advertência à cassação de mandato. Para a presidente da Comissão de Ética da Alesp, a deputada estadual Mara Lúcia Amary (PSDB-SP), a situação do parlamentar é grave e demonstra total insensibilidade à situação mundial.

“A sociedade exige resposta e esta resposta será dada pela Comissão de Ética”, disse a tucana, lembrando que as agressões desferidas a uma mulher atingem todas as demais.

“Vamos apensar todas as representações que forem apresentadas, adotar o procedimento de admissibilidade nesta semana e seguir os procedimentos da Casa”, acrescentou. “Os áudios são de uma insensibilidade triste, uma vergonha mundial.”

Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, gravou áudios em que afirma que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”.

A Comissão de Ética já recebeu pedidos de cassação contra Arthur do Val protocolados neste sábado (05/03). As representações devem ser analisadas nesta semana.

O comando da Comissão de Relações Internacionais enviou correspondência à cônsul-geral da Ucrânia em São Paulo, Valerii Hryhorash, e ao presidente da Casa, Carlão Pignatari (PSDB), na qual repudia o áudio de Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”.

Em nota, o presidente da Alesp definiu a fala de Arthur do Val como “repugnante e inaceitável” e disse ser solidário às ucranianas e a todas as mulheres. “A Alesp rejeita em absoluto as opiniões pessoais desse parlamentar e irá investigar a conduta com o rigor e a seriedade que requer”, afirmou o tucano.

*Com informações das redes sociais dos parlamentares, da Alesp, da CNN e da TV Globo.