Projeto de Mara Caseiro prevê identificação e acompanhamento de gestantes e puérperas com depressão em MS

Foto: Wagner Guimarães

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB-MS) apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) um projeto de Lei que obriga a aplicação de questionário para investigação e acompanhamento de depressão perinatal em gestantes e puérperas na rede pública e privada de saúde do estado.

Segundo a parlamentar, o objetivo da proposta é “identificar e tratar possíveis casos de depressão pré e pós-parto”.

Caso seja constatado que a gestante ou puérpera apresenta sinais de depressão, depressão pós-parto ou psicose puerperal, doença psiquiátrica que pode causar sintomas como delírios e alucinações, insônia, agitação, confusão mental e raiva, a paciente deverá ser encaminhada para acompanhamento psicológico e psiquiátrico.

“Em alguns casos, o estado depressivo se agrava a ponto de desencadear uma psicose puerperal, colocando em risco a vida da mãe e do bebê, já que neste cenário é bastante comum que a mãe, em razão de seu estado mental alterado, cometa o crime de infanticídio”, justificou a tucana, em suas redes sociais.

De acordo com pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a depressão pós-parto atinge até 25% das mães no Brasil. Ou seja, uma em cada quatro mães de recém-nascidos no país são diagnosticadas com a doença.

“Vamos cuidar das nossas mulheres e das nossas crianças”, completou Mara Caseiro.