Notícias

Bruna Furlan quer reativar Comissão Mista sobre Migrações Internacionais e Refugiados no Congresso

Ao longo do Feriado de Carnaval, a deputada federal Bruna Furlan (PSDB-SP) tem conversado com senadores e deputados para reativar a Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR) do Congresso Nacional.

Organizações internacionais já apontam a existência de meio milhão de refugiados em cinco dias de invasão da Rússia sobre o território ucraniano.

“Em outubro de 2019, quando liderei um grupo de congressistas para criarmos a Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (Câmara e Senado), compreendia que estávamos na dianteira de um tema complexo e que faz parte da natureza humana: o fluxo migratório e o desrespeito aos direitos humanos. O colegiado foi instituído após longa articulação com os ex-presidentes Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre”, relembrou ela, em suas redes sociais.

Como idealizadora e primeira parlamentar a exercer a Presidência da CMMIR, a tucana destacou que esse “poderoso instrumento legislativo” deve ser utilizado para monitorar e relatar possíveis crimes contra a humanidade resultantes dos conflitos no leste europeu.

“Na minha trajetória no Parlamento, sempre liderei pautas relacionadas aos direitos humanos, aos direitos pessoais no ambiente digital e na produção de leis humanitárias. A CMMIR tem a missão de fiscalizar e monitorar, de modo contínuo, questões que tratam de movimentos migratórios nas fronteiras do Brasil e ser um observatório dos direitos humanos nas crises humanitárias”, completou Bruna.