Mara Gabrilli lamenta tragédia em Petrópolis e destaca importância de políticas de prevenção contra calamidades climáticas

Foto: Agência Câmara

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, nos últimos dias provocaram enchentes e deslizamentos de terra que já vitimaram 117 pessoas, até as 19h35 desta quinta-feira (17/02). Outras 116 estão desaparecidas. Em suas redes sociais, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) lamentou a tragédia e se solidarizou com as vítimas, seus familiares e amigos.

“Eventos climáticos extremos afetam sempre os mais vulneráveis. Sei que palavras não vão atenuar a dor das pessoas que perderam familiares e amigos em tragédias ocasionadas pela chuva. Mas deixo registrada aqui minha solidariedade, meus sinceros sentimentos e também meu compromisso em propor políticas públicas com olhar mais sustentável”, escreveu.

A tucana destacou a importância de se discutir e colocar em prática políticas de prevenção contra calamidades climáticas, de forma a mitigar os danos causados por tragédias recorrentes como esta.

Segundo levantamento feito pela CNN Brasil, mais de 150 pessoas morreram nos últimos cinco meses em decorrência das chuvas no país. Foram pelo menos quatro estados atingidos pelas catástrofes ambientais: Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

“Fato é que nos últimos tempos, temos presenciado várias situações extremas no Brasil, que escancaram os danos causados pelas mudanças climáticas e também pela falta de investimento dos governos em programas de infraestrutura, que fiscalizem as condições de habitação dos municípios e de ocupação irregular do solo”, alertou a senadora.

“Enquanto não olharmos para esses problemas, com mais seriedade e compromisso, são os mais vulneráveis que continuarão pagando essa conta. Muitas vezes com a própria vida”, apontou.

Para Mara Gabrilli, a prevenção e resolução dos problemas causados pelas mudanças climáticas devem ser prioridade no país. Ela prometeu colocar o tema em pauta no Congresso Nacional.

“No Senado, seguirei trabalhando pela aprovação de propostas que busquem evitar e mitigar calamidades como essas, além de ajudar aqueles que já são vítimas delas. Não adianta esperar a natureza se manifestar para buscar soluções. Medidas de prevenção que evitem esse cenário são para ontem”, completou.