Notícias

Shéridan usa as redes sociais para alertar sobre os efeitos da Síndrome de Burnout

Foto: Arquivo Pessoal

Preocupada com os impactos da pandemia da Covid-19 sobre a saúde física, mental e emocional das pessoas, a deputada federal Shéridan Oliveira (PSDB-RR) passou a usar as redes sociais para alertar sobre a Síndrome de Burnout. O distúrbio afeta homens e mulheres de distintas faixas etárias, e que têm vida profissional atribulada.

“Eu sei que nem sempre é fácil encontrar forças para continuar. Mas você pode superar essa fase ao estabelecer limites e hábitos mais saudáveis, ao prestar atenção na sua mente e ao cuidar mais de você”, afirmou a tucana.

Em uma mensagem direta aos gestores, Shéridan apelou: “Aos empresários, gestores e RH, conto com vocês para mudarmos essa realidade”. Ela fez um vídeo com orientações e sugestões.

A Síndrome de Burnout passou a ser estudada nos anos de 1970 após pesquisa do psicólogo norte-americano Freudenberger, que descreveu os sintomas que ele e os colegas estavam enfrentando pela atribulação da vida cotidiana.

Esses profissionais acabam se esforçando muito com o trabalho e, várias vezes, se esquecem dos momentos de descontração e relaxamento. É como se a mente dessas pessoas estivesse alerta o tempo todo, fazendo com que se sintam exaustas.

É importante ressaltar que a doença não está somente relacionada com o ambiente de trabalho. Muitas vezes, as tarefas relacionadas a estudos ou até mesmo domésticas podem ocasionar o problema.

*Com informações das redes sociais da deputada federal Shéridan (PSDB-RR)