Basta de violência política, precisamos reagir

Pelo menos 51% das 1.190 mulheres ouvidas pela pesquisa “Políticas de Saia: Mapeando a Violência Política Contra Mulheres”, realizada pelo Instituto Justiça de Saia, em parceria com o Projeto Justiceiras, disseram ter vivido situações de violência e/ou discriminação sendo eleitoras ou mulheres no exercício de seu mandato. Deste total, 9% afirmaram ter sofrido algum tipo de violência e denunciaram.

A pesquisa revela ainda que 89% das mulheres também não se sentem representadas por homens na política. No entanto, elas continuam elegendo figuras masculinas.

A fundadora do Instituto Justiça de Saia e idealizadora do projeto Justiceiras, Gabriela Mansur, disse as mulheres sofrem com as dificuldades impostas a elas durante todo o processo eleitora.

“A pesquisa mostra que, além da violência política, que está presente já nas experiências políticas familiares, em suas comunidades, universidades, empresas etc, a falta de informação também é determinante para a participação feminina na política”, disse.

*Com informações da Revista Cláudia. Leia a notícia completa: https://claudia.abril.com.br/politica-poder/mulheres-politica-preconceito/