Prefeitura de Novo Hamburgo (RS) adere à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Foto: Vanessa Fleck/PMNH

Ao participar da 81ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Aracaju (SE), a prefeita de Novo Hamburgo (RS) Fátima Daudt (PSDB) assinou, na última semana, o termo de adesão ao projeto de fortalecimento da Rede Estratégia ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Com isso, a gestão se compromete a mobilizar e articular atores-chave de organizações públicas, privadas e da sociedade civil para ajudar o Brasil a alcançar os 17 objetivos e 169 metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030.

“É sempre importante trabalharmos com metas para que possamos avaliar, periodicamente, o caminho que estamos trilhando até o nosso objetivo. No caso dos 17 objetivos da ONU, que incluem a erradicação da pobreza extrema e da fome e o acesso universal à educação básica, por exemplo, todos os governantes devem se engajar, cada um fazendo o que estiver ao seu alcance para ajudar seu país a atingir as metas definidas”, destacou a tucana.

Em sua maioria, as metas estipuladas em 2015 por 193 países-membros da ONU abrangem as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável. Entre as principais estão a erradicação da fome, educação de qualidade, redução das desigualdades, assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as meninas e mulheres.

Guiados pelas metas globais, espera-se que os países definam metas nacionais, de acordo com as suas circunstâncias, e as incorporem em suas políticas públicas, programas e planos de governo.

*Com informações do portal da Prefeitura de Novo Hamburgo