Notícias

Prévias elegem João Doria como candidato do PSDB à Presidência da República

Foto: Orlando Brito/ObritoNews

As prévias do PSDB foram finalizadas neste sábado (27/11), em Brasília (DF), com uma festa democrática. Após meses de uma campanha acirrada, marcada pelo preparo e a competência dos três candidatos, o governador de São Paulo, João Doria, foi eleito com 53,99% dos votos como o nome do PSDB para a Presidência da República em 2022.

Além dos mandatários que votaram presencialmente no último domingo (21/11), 29.360 filiados participaram das prévias partidárias. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ficou em segundo lugar com 44,66% dos votos. Já o ex-prefeito de Manaus (AM), Arthur Virgílio Neto, obteve a preferência de 1,35% dos tucanos.

Ao anunciar o resultado da votação, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, ressaltou como o partido sai desse processo muito e mais forte do que entrou, mesmo com os problemas técnicos que interromperam a votação por aplicativo no domingo passado.

“O maior vencedor de hoje é a democracia”, declarou. “O PSDB construiu lideranças nacionais que vão nos ajudar a guiar esse processo. Construímos e fizemos esse conjunto de homens andarem o Brasil inteiro, conhecendo as peculiaridades, conversando com o partido e falando sobre o seu projeto ao país”, disse.

“Ousadia e pioneirismo trazem riscos, e os riscos são aqueles que se compatibilizam porque não participam de omissão. O PSDB não é omisso. O PSDB inova e contribui com o processo mais inovador da história de um partido político. A escolha de um candidato a presidente, com a decisão tomada, é a maior benção política que o partido pode entregar, que é a sua confiança”, afirmou.

União e democracia

Em seu pronunciamento, o governador João Doria fez uma defesa da união, da democracia e apontou o PSDB como o grande vencedor das prévias, agradecendo à militância pelo apoio.

“As prévias chegaram ao fim com três candidatos e 1.400.000 filiados vencedores. O PSDB sai fortalecido. É o único partido a promover esse amplo processo democrático. O único partido a consultar suas bases, seus filiados, políticos e dirigentes sobre quem deve liderar o processo de mudança do Brasil. Nosso compromisso é com a democracia, e o PSDB entende o processo democrático como uma construção que começa dentro de casa. Dentro do partido”, constatou.

Ovacionado pela plateia, o tucano destacou que o foco agora deve ser a construção de um plano de governo que atenda às demandas da população brasileira, para que o PSDB lidere o processo de construção da via democrática.

“Sempre estivemos do mesmo lado. Do lado do Brasil, do povo brasileiro, do lado do PSDB. A partir de agora, Eduardo, Arthur e eu fazemos parte da mesma chapa e estaremos unidos na construção do melhor projeto para o Brasil. O Brasil da prosperidade, do emprego, da igualdade, da distribuição de renda e do empreendedorismo. O Brasil do respeito às minorias, de proteção ao meio ambiente, da livre iniciativa e do mercado. E, principalmente, do respeito à democracia e a todos os brasileiros”, reiterou.

“Venceremos a corrupção e a incompetência. Venceremos as trevas e o negacionismo. Resgataremos a esperança e vamos juntos, unir o Brasil e os brasileiros”, concluiu Doria.

Mulheres e diversidade

O ex-prefeito Arthur Virgílio Neto frisou que sua campanha foi baseada na defesa não só da retomada da economia e da proteção da Amazônia, mas do respeito à diversidade. Para ele, o Brasil precisa de mais mulheres na política.

“Eu preguei o respeito à diversidade no campo sexual, o respeito aos negros. Não é possível um país se dizer democrático e não respeitar os negros. Não é possível um país ter 53% de mulheres, e as mulheres não terem poder político. Temos que entregar o poder político o mais rapidamente possível para as mulheres”, pontuou.

O tucano também falou sobre a honra que foi participar do primeiro processo de prévias de um partido político para a escolha do candidato à presidência da República, que se soma ao rol de pioneirismo e conquistas do PSDB.

“Preguei o que tinha que pregar, falei do que achei que devia falar. Travei o bom combate, não perdi a fé. Tive a honra de participar desse processo. O PSDB é o partido com o maior acervo de realizações de toda a história republicana brasileira”, considerou.

“Sob o aspecto qualitativo, nós somos o maior partido político desse país, e vamos mostrar isso em números. Já mostramos isso nos feitos. Quem fez, faz. Quem sabe fazer, faz de novo. E o PSDB vai fazer de novo a reconstrução do Brasil, da economia sólida, do câmbio confiável, da inflação controlada para não devorar os pobres”, acrescentou.

Por sua vez, o governador Eduardo Leite também agradeceu a todas as lideranças, filiados e movimentos partidários, entre eles o PSDB-Mulher, pela mobilização em torno da democracia interna, com o objetivo de oferecer uma alternativa a uma polarização política prejudicial à vida dos brasileiros.

“Nós temos um compromisso com o Brasil. Não dá mais para a gente assistir esse país crescendo menos do que a sua capacidade. É nossa obrigação liderar um projeto que tenha sensatez, equilíbrio, que respeite as diferenças”, disse.

“Nós somos uma população diversa. Eu fico feliz ao ser o primeiro governador que fala abertamente sobre ser gay e ajudar a mostrar que a diversidade da nossa população é algo que nos fortalece, e que as pessoas podem e devem ocupar qualquer lugar pelos seus méritos e pela sua capacidade de contribuição. Homens, mulheres, pessoas de mais idade, mais jovens, negros, brancos, índios, LGBTs, heterossexuais, seja o que for, as crenças religiosas que nós temos nesse país. Essa diversidade nos faz mais forte, mais criativos, mais ricos e com um futuro mais promissor. Não podemos conviver com um governo que tenta convencer de que isso é algo errado, a ser combatido. Por isso, o PSDB se abriu para essa discussão”, completou.

Sobre as prévias

O colégio eleitoral das prévias do PSDB foi formado por quatro grupos de votantes, todos com peso unitário de 25% do total de votos válidos. Confira o resultado de cada pré-candidato por grupo:

Grupo I: Filiados

João Doria – 15,38% (15.646 votos)

Eduardo Leite – 9,23% (9.387 votos)

Arthur Virgílio – 0,39% (395 votos)

Grupo II: Prefeitos e Vice-Prefeitos

João Doria – 12,89% (393 votos)

Eduardo Leite – 11,91% (363 votos)

Arthur Virgílio – 0,2% (6 votos)

Grupo III: Vereadores, Deputados Estaduais e Distritais

João Doria – 5,93% (1.367 votos)

Eduardo Leite – 6,47% (1.491 votos)

Arthur Virgílio – 0,1% (24 votos)

Grupo IV: Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais

João Doria – 12,98% (27 votos)

Eduardo Leite – 11,54% (24 votos)

Arthur Virgílio – 0,48% (1 voto)