Notícias

Doria é o início de um novo Brasil, diz Yeda Crusius

A presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Yeda Crusius, ressaltou que, com realização das prévias, o PSDB propôs um novo momento na democracia e que a vitória de João Doria, governador de São Paulo, marca o início de um projeto diferenciado para o Brasil. Ela destacou que as eleições internas “escancararam” o debate político em “uma casa política” que é o partido.

“Nesta campanha o Doria é vencedor. Eu tenho muita alegria de dizer que daqui para frente começa uma nova etapa, um novo projeto para o Brasil com Doria presidente”, afirmou Yeda. “Doria tem o tamanho que o Brasil precisa.”

A tucana reiterou: “Mais uma vez o PSDB sai na frente ao propor democracia na política e na política que se faz em instituições como o partido, as prévias mexeram com o Brasil inteiro, escancararam o debate político para dentro de uma casa política”.

Yeda concluiu de forma enfática: “Eu pessoalmente estou muito feliz com o resultado: a mudança política interna dentro do PSDB com a democracia que as prévias trouxeram e parabenizo todos os candidatos que participaram desse processo histórico”.

 Vitória

Com 53,99% dos votos de 29.360 filiados, Doria se consagrou com total absoluto de 17.470 votos válidos. A eleição interna do PSDB também foi disputada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que teve 44,66% dos votos (11.295 votos), e pelo ex-prefeito Arthur Virgílio Neto, que obteve 1,35%  da preferência dos tucanos (427 votos).

Aos 63 anos, Doria é governador de São Paulo e foi prefeito da capital paulista, publicitário, jornalista e empresário. É filiado ao PSDB desde 2001 e nos últimos meses se consagrou como o principal defensor da campanha de imunização contra o coronavírus, lutando pessoalmente pela CoronaVac, vacina do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac contra o SARS-CoV-2, vem sendo usada em 41 países de todos os continentes.

“Nestas prévias todos são vitoriosos. Não há derrotados”, disse Doria, que ao discursar homenageou os filiados. “O PSDB sai fortalecido destas prévias”, acrescentou ele, elogiando Eduardo Leite e Arthur Virgílio a quem chamou de “amigos”.

Doria relembrou que seu pai foi deputado federal cassado pela ditatura e que viu o fim das liberdades e por isso tem suas convicções: “Saímos unidos pelo melhor projeto para o Brasil. O Brasil da prosperidade emprego, igualdade da distribuição de renda, empreendedorismo, da livre iniciativa do respeito, do meio ambiente minorias, da democracia e dos seus valores.”

O tucano paulista citou vários tucanos históricos como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-governador Mario Covas, o ex-ministro da Educação Paulo Renato e outros que estão na ativa, como o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. “Sim, o Brasil tem jeito! Viva a democracia!.”      

Democracia 

Foto: Orlando Brito

O ex-prefeito Arthur Virgílio emocionou os presentes ao apelar para que as divergências sejam deixadas de lado, permitindo que prevaleça o projeto maior do PSDB em favor da unidade e das convergências. “A vitória vai ter sabor de mel”, disse o tucano, que pediu que as prioridades estejam focadas no combate à inflação e na inclusão do debate em prol da diversidade e de mais espaço para as mulheres,

“Não é possível que o país tenha 53% das mulheres e as elas não tenham poder político. Temos de entregar o poder político para elas. Também defendo os índios, que não é só essa tradição milenar, é muito mais”, afirmou Arthur Virgílio.

Demonstrando parceria, Eduardo Leite defendeu a capacidade de fazer política com “firmeza e diálogo, sem passar por cima de ninguém”. Para ele, a “polarização é inútil e prejudicial à população”. O governador lembrou que “acima do projeto pessoal, está um grupo e um partido e acima de tudo o Brasil”.

“Não dá mais para assistir esse país crescer menos do que deveria. A gente precisa enfrentar as desigualdades principalmente a infantil, é inadmissível que pessoas com menos de 14 anos estejam abaixo da linha de pobreza”, disse Eduardo Leite, ressaltando que a diversidade fortalece. “Essa diversidade nos faz mais fortes e mais ricos com um futuro mais promissos.”  

O presidente do PSDB Nacional, Bruno Araújo, reiterou que o processo das prévias marcou que o partido “não é omisso e continua na escolha para presidente”. E ele encerrou: “O PSDB sai desse processo muito maior do que entrou”, disse.