PSDB-Mulher apoiará o vitorioso das prévias e trabalhará ao lado dele, diz Thelma de Oliveira

Foto: Ailton de Freitas/ObritoNews

Falando em nome do PSDB-Mulher Nacional, a vice-presidente do Secretariado, Thelma de Oliveira, ex-prefeita de Chapada dos Guimarães (MT), afirmou, neste domingo (21/11), que as tucanas apoiarão o nome vitorioso nas prévias. Ela ressaltou que a história do PSDB-Mulher mostra que a democracia só existe se houver igualdade e garantias de participação das mulheres em todas as instâncias do poder – Nacional, Estadual e Municipal.

Thelma de Oliveira destacou as qualidades dos pré-candidatos Arthur Virgílio Neto, ex-prefeito de Manaus (AM), Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e João Doria, governador de São Paulo.

“O PSDB-Mulher decidiu que não fecharia questão em torno de nenhum candidato, estando unido ao lado daquele que ganhar as prévias. É possível o diálogo, e é possível fazer política. A gente quer dizer do nosso orgulho, porque todos os três candidatos têm [virtudes]”, disse.

Carta-Compromisso

A tucana lembrou que o PSDB-Mulher encaminhou uma carta-compromisso a todos os presidenciáveis e dirigentes partidários em junho deste ano, fixando as prioridades das mulheres na política. No documento, o Secretariado ressalta a importância da igualdade de gênero e da Agenda 50/50. “A Sra. Ruth Cardoso dizia: não se pode falar em democracia, se não falar em igualdade”, reiterou.

Em seguida, Thelma ressaltou a relevância dos distintos segmentos existentes no PSDB, como o Tucanafro e a Juventude: “A política é a única forma de transformar o nosso país, não tem outra forma. Este momento é ímpar”.

Bem-humorada, a ex-prefeita brincou: “Se me lembro bem, nós tínhamos que brigar para falar. Desta vez, não. Fomos convidadas”. Ela falou ainda sobre a trajetória de 22 anos de criação do PSDB Mulher, com nomes como Lucy Montoro, Ruth Cardoso e Yeda Crusius. “Foi uma luta que nós tivemos muita força e unidade.”

Responsabilidade Fiscal

Ao finalizar seu discurso, Thelma de Oliveira lamentou o uso político do programa Bolsa-Escola, pois na sua opinião, os princípios que deram vida ao projeto foram abandonados. Também criticou, de forma indireta, a PEC dos Precatórios em discussão no Senado, que pode levar a ultrapassar o teto de gastos públicos.

“É possível desenvolver políticas públicas fortes, mas com responsabilidade fiscal. Não vamos aceitar furar teto, nem um presidente fazer demagogia. Ética, combate à corrupção, respeito à diversidade e responsabilidade fiscal são as marcas do PSDB.”

Democracia

Thelma de Oliveira, viúva de Dante de Oliveira, tornou-se símbolo da defesa das Diretas Já. Ao lado do marido, trabalhou pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 05/1983, que ficou conhecida como Emenda Dante de Oliveira, apresentada pelo então deputado federal, pelas eleições diretas para presidente da República no Brasil, modificando os artigos 74 e 148 da Constituição.