No Pará, curso do PSDB-Mulher promove formação política para vereadoras e potenciais candidatas às eleições

O curso “Fortalecendo a participação da mulher na Política”, promovido pelo PSDB-Mulher do Pará em parceria com o diretório estadual e o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, foi realizado nos últimos dias 12 e 13 de novembro em Belém do Pará. Vereadoras eleitas e tucanas que desejam disputar as urnas lotaram o Machado’s Plaza Hotel, na capital paraense. A determinação de promover a formação política de forma contínua para quem está no poder e para aquelas que desejam representar as mulheres contagiou a todas.

Em vídeo transmitido durante a abertura do evento, a presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Yeda Crusius, saudou as participantes e ressaltou a importância da capacitação política.

“Esse é o projeto de que o Brasil necessita, e o Pará tem feito isso: capacitar mulheres para fortalecer sua participação na política desde sempre. Quero cumprimentar a Tetê [Santos, presidente do PSDB-Mulher estadual], o presidente Nilson [Pinto, deputado federal e presidente do diretório no Pará] e todas aquelas que, do seu tempo, dedicam uma parte para estarem juntas, se capacitarem, trocar ideias e definir rumos”, declarou.

“Nós, do PSDB-Mulher Nacional, estamos aqui para, junto com vocês, embora distantes, desejar um belíssimo e produtivo encontro e mais força para a mulher na política”, acrescentou ela.

Em debate “O poder da oratória e o fortalecimento do mandato”, Laila A. Wajntraub, do Clube da Fala, orientou as tucanas sobre os caminhos para melhor comunicação e compreensão. Com a prefeita de Abaetetuba (PA), Francineti Carvalho, que está à frente da gestão do munícipio pela terceira vez, o assunto foi “A relação entre o Poder Executivo e o Legislativo”.

A advogada e assessora jurídica do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Luciana Loureiro, promoveu a discussão sobre “Mulheres na Política e Bandeiras Eleitorais”. Ela ressaltou como os cursos de formação política são uma oportunidade de aprendizado, não só para as participantes, mas para ela própria.

“Gosto de participar dos cursos de capacitação do PSDB-Mulher porque para mim também é um aprendizado muito grande. Nos debates, apresento às tucanas a letra da lei, como funciona a nossa legislação, o passo a passo jurídico. Mas sempre acabo voltando deles com uma bagagem maior, pois elas me mostram como é que essas teorias acontecem na prática, como se aplicam de forma diferente a cada contexto. Discutimos possibilidades, onde existem falhas, onde podemos melhorar. Essa troca de experiências é muito rica”, disse.

“Agradeço a confiança da presidente Yeda Crusius, da Tetê Santos, e a oportunidade de participar desses cursos de formação política como palestrante. E que venham mais capacitações como essa”, acrescentou Luciana.

Por sua vez, a presidente do PSDB-Mulher no Pará, Tetê Santos, discutiu “Os mecanismos que estimulam a autoestima das mulheres”.

“Muito obrigada pela grande ajuda que o PSDB deu para a capacitação das mulheres eleitas no estado do Pará. Yeda Crusius, seu nome foi lembrado todo o tempo, como mulher inspiradora. Beijo grande a todas”, afirmou a tucana.

VEJA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

Desafios

Muitas tucanas enfrentaram três dias de viagem a barco, carro e avião para participar do curso de formação. Desafio que para todas foi válido, como para a vereadora de Prainha Nilce Guedes. Ela contou ter enfrentado primeiro uma viagem a barco, depois carro e avião.

“O curso para mim foi uma aula de estrutura emocional e psicológica, também de fortalecimento no ramo que atuo, que é a política. Foi um dos melhores momentos. Atuo como liderança há 8 anos, sou vereadora há um ano. Primeiro, atuei como professora, depois passei a secretariar a região. Tive uma dificuldade muito grande por causa dos anseios de família”, disse Nilce Guedes.

Para a vereadora Núbia Lacerda, de Afuá, a experiência foi enriquecedora:

“Vou voltar com uma nova visão para meu município. Agradeço muito à Sra. Tetê, nossa presidente, e à Dra. Luciana. Eu me sinto fortalecida e acolhida, e vou acolher ao meu povo também.”

Depoimentos

A vereadora Valcinete Nunes Garcia, de Juruti, revelou que o cansaço de 18h de viagem foi superado pela qualidade de tudo que aprendeu. “O curso foi muito importante, um aprendizado para que eu pudesse aprender muito mais e levar este conhecimento, e trabalhar na perspectiva que estamos vivendo aqui.”

Em seguida, ela acrescentou: “Gostaria de agradecer aqui ao nosso deputado Nilson Pinto, à nossa presidente Sra. Tetê e à nossa advogada Luciana Loureiro. A política hoje é desafiadora, mas Deus me proporcionou este momento e o povo me escolheu para ser a voz e fiscalizar o meu município. Quero aqui agradecer a todos”.

A vereadora Adriana do Pague Menos, de Dom Eliseu, agradeceu a oportunidade de participar do curso. “Há mais de 12 anos faço trabalho social, sou muito grata. Quero parabenizar a todas que se fizeram presentes aqui.”

Para a vereadora Valéria Mendonça Costa, de Palestina do Pará, o curso a ajudará na sua atuação política. “Quero agradecer à Yeda Crusius e Tetê, saio daqui com mais aprendizado e mais conhecimento para desempenhar minha função de vereadora.”

Já segundo a vereadora Dra. Eliane de Xinguara, o curso foi um divisor de águas. “Gostaria de parabenizar a todo o PSDB Mulher na figura da Yeda Crusius e Tetê Santos. Este curso foi muito importante, nós aprendemos muita coisa, isso faz toda a diferença.”