Notícias

Em Goiânia (GO), tucana arrecada mais de 10 mil absorventes em campanha de promoção da dignidade menstrual

Após o presidente da República Jair Bolsonaro ter vetado a distribuição gratuita de absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade no último mês, a vereadora Aava Santiago (PSDB-GO) deu início a uma campanha de promoção da dignidade menstrual em Goiânia (GO). Em menos de 30 dias, foram mais de 10 mil absorventes arrecadados.

Em suas redes sociais, a tucana destacou a importância da representatividade de mulheres na política para a elaboração e implementação de políticas públicas voltadas para o público feminino.

“Entendem por que é tão urgente eleger mulheres comprometidas com as vivências das mulheres? Porque só quando uma de nós chega aos espaços de poder é que tantas outras de nós passam a EXISTIR para a política pública”, escreveu ela.

“O poder ainda é masculino, mas é quando o mandato de uma vereadora, fortalecida por centenas de pessoas, consegue fazer mais por mulheres e meninas que o presidente da República, que a gente sabe que há esperança de que dias mulheres finalmente virão”, completou Aava Santiago.

A vereadora é autora de um projeto de Lei que visa instituir o Programa Municipal de Promoção da Dignidade Menstrual, que se encontra em tramitação na Câmara Municipal da capital goiana. A ideia é conscientizar o poder público e a sociedade para assegurar, especialmente às jovens de baixa renda, o acesso a produtos básicos necessários ao período menstrual, a partir de parcerias com governos, empresas e instituições.