Procuradoria da Mulher de Itajaí (SC) promove ação de prevenção e combate ao câncer de mama

Uma nova ação deve entrar para o calendário do Outubro Rosa, mês de prevenção e combate ao câncer de mama, em Itajaí (SC). É a “Parada Rosa”, uma ação da Procuradoria Especial da Mulher, presidida pela vereadora Anna Carolina Martins (PSDB-SC), em parceria com entidades que atuam no acolhimento das pessoas com câncer. A primeira edição do evento aconteceu no último domingo (17/10), na Avenida Beira Rio, e reuniu dezenas de participantes.

“Foi uma ação para aproximar a população das entidades que fazem esse trabalho tão importante e também da Procuradoria Especial da Mulher, que está se fortalecendo para representar e defender os direitos das mulheres em diferentes aspectos, inclusive na saúde”, disse a tucana.

A Parada Rosa reuniu vereadores, comunidade, artistas e seis entidades que, além de orientar e tirar dúvidas sobre o câncer de mama e ginecológico, ofereceram camisetas e produtos personalizados, cujos recursos arrecadados ajudam a manter as atividades.

Também foram oferecidos cortes de cabelo gratuitos para as pessoas que doaram suas madeixas para a confecção de perucas, que serão doadas a pacientes com câncer. A vereadora Anna Carolina foi a primeira a cortar os cabelos, incentivando que outras mulheres também fizessem doações.

“É um gesto simples, mas muito significativo porque sabemos da importância que nós, mulheres, damos ao nosso cabelo. E a perda dele durante o tratamento do câncer também é algo doloroso. Doar o cabelo para a confecção de peruca é dar um pouco de alegria e renovação da autoestima dessas guerreiras”, finalizou a parlamentar.

*Com informações da Assessoria