MPF investiga Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos por não gastar verba disponível

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito para investigar o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado pela ministra Damares Alves, pelos baixos investimentos feitos no setor, mesmo tendo verba disponível. De acordo com o MPF, em 2020, a pasta gastou apenas 44% do orçamento previsto. A baixa execução pode impactar programas como o de proteção a mulheres e combate à violência de gênero.

Segundo o portal Universa, o ministério afirmou em nota que “tem prestado os esclarecimentos solicitados à Procuradoria da República, mostrando que as denúncias contra a pasta não procedem”.

“O ministério empenhou 99% do orçamento para mulheres em 2020 e tem implementado, no ritmo que se requer, cada ação financiada”, destacou outro trecho do texto.

Já Damares Alves foi às redes sociais para contestar as informações:

“Que planeta este povo que me denuncia por gastar pouco vive? Onde estavam os denunciantes quando dinheiro público era roubado ou desviado para outros países visando alimentar ditaduras de esquerda? Aqui tranquila aguardando ser intimada para esclarecer tudo ao MPF”, escreveu a ministra bolsonarista.

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em 2020, a Secretaria de Políticas Nacionais para Mulheres, vinculada ao ministério, obteve o maior valor autorizado para ser gasto desde 2017: R$ 124,3 milhões. No entanto, a verba efetivamente usada foi de apenas 30% do valor, índice de gasto mais baixo em cinco anos.

2021 caminha para alcançar um patamar ainda menor de investimento. Nos primeiros seis meses deste ano, foram gastos R$ 13,9 milhões, R$ 1,47 milhão a menos do que no mesmo período do ano passado.

*Com informações do portal Universa