Em MS, Mara Caseiro promove audiência pública para discutir Setembro Amarelo e saúde mental nesta quinta (30)

Foto: Victor Chileno

Autora da Lei nº 4.777/2015, que instituiu em Mato Grosso do Sul a campanha do Setembro Amarelo, a deputada federal Mara Caseiro (PSDB-MS) promove nesta quinta-feira (30/9), na Assembleia Legislativa (ALEMS), a audiência pública “Conscientização e Prevenção ao Suicídio”.

No evento, profissionais da área de psiquiatria e psicologia vão falar sobre saúde mental e discutir possíveis sintomas, sinais e tratamentos que podem salvar vidas.

“A audiência será semipresencial, ou seja, as pessoas poderão participar presencialmente e, também, por meio da internet, nos canais do YouTube da Assembleia Legislativa, na página do Facebook da Assembleia Legislativa e na minha página, que é @deputadamaracaseiro”, destacou a parlamentar.

“É muito importante a participação das pessoas. Você pode não estar passando pela depressão, mas pode ser esse o caso de um familiar, um conhecido ou amigo. Por isso, participe! A audiência ocorrerá das 13h às 15h. Vamos todos ajudar quem precisa”, justificou.

A tucana também explicou como surgiu o projeto que instituiu a campanha Setembro Amarelo no Mato Grosso do Sul:

“Em 2015, nosso estado registrou 109 suicídios, mais de 12 por mês e 6 a cada 15 dias. Diante desses dados estarrecedores, trabalhei em favor da discussão e debate de políticas públicas voltadas para a prevenção e a conscientização dessa questão. Foi assim que criamos a Lei 4.777, sancionada naquele mesmo ano pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB)”, contou.

Para Mara Caseiro, as crises sanitária, econômica e social causadas pela pandemia do coronavírus também são fonte de preocupação, uma vez que os problemas de saúde mental podem ser potencializados.

“Agora, mais do que nunca, precisamos, em 2021, estar atentos aos sinais de alguns amigos ou parentes que possam estar passando por esse momento difícil e que precisem de ajuda, que precisem que você traga eles para a vida novamente, para o sentido de viver e de dar valor à vida”, completou a deputada.