Por iniciativa de Tereza Nelma, Comissão da Câmara debate cuidados continuados e paliativos para idosos

Foto: Reila Maria/Câmara dos Deputados

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados promoveu, nesta segunda-feira (27/9), uma audiência pública para debater sobre cuidados continuados e paliativos no âmbito da Política Nacional de Cuidados. A iniciativa foi um pedido da deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL).

Segundo a tucana, o objetivo da audiência pública foi contribuir com o governo federal na elaboração de uma Política Nacional de Cuidados eficaz e que atenda às demandas de uma população crescente.

“Em um país que envelhece de modo acelerado e intenso, em condição de profunda desigualdade social e de gênero, a necessidade de uma política nacional de cuidados é imperiosa”, destacou.

“A OMS (Organização Mundial da Saúde) garante que, em 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com maior número de pessoas idosas e por isso precisamos acelerar e discutir a Política Nacional de Cuidados”, completou a parlamentar em suas redes sociais.

Participaram do debate a médica geriátrica e coordenadora-geral da Frente Nacional de Fortalecimento às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Karla Giacomin; o professor e pesquisador da Fundação Oswald Cruz, Daniel Groisman; o professor titular aposentado e colaborador da Universidade de Brasília (UnB) Vicente Faleiros; e o presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Douglas Henrique Crispim.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias