Notícias

Bia Cavassa lamenta destruição ambiental causada por incêndios no Pantanal e destaca importância da prevenção

Foto: Alexssandro Loyola/Lid. PSDB na Câmara

Os incêndios que têm se alastrado pelo Pantanal em Mato Grosso do Sul têm causado graves danos para o bioma e os animais que habitam a região. A umidade baixa tem dificultado o combate às chamas. Atenta ao problema, a deputada federal Bia Cavassa (PSDB-MS) lamentou a destruição causada pelo fogo, que constitui uma ameaça à biodiversidade do país.

“Os incêndios no Pantanal sul-mato-grossense têm se agravado a cada dia. Entristeço vendo as imagens de destruição que o fogo vem causando, nosso povo sentindo os efeitos das cinzas e fumaça e os animais morrendo queimados, vítimas dessa tragédia”, registrou a parlamentar em suas redes sociais.

Ela destacou ainda a importância de medidas de prevenção, uma vez que o risco de incêndios causados pela seca aumenta a cada ano:

“Da nossa parte, continuamos trabalhando com afinco, estudando as causas, buscando implementar dispositivos legais de proteção e viabilizando recursos para fiscalização e combate aos incêndios”, completou a tucana.

Uma análise feita pelo Instituto Centro de Vida (ICV), com base em dados da plataforma mundial Global Fire Emissions Database (GFED), apontou que 655 mil hectares do Pantanal brasileiro já foram atingidos pelo fogo entre 1º de janeiro e 12 de setembro deste ano.

Em 2020, o Pantanal passou pela maior tragédia ambiental em décadas. Cerca de 39 mil quilômetros quadrados da área do bioma foram queimados entre os meses de agosto e novembro do ano passado, o que levou à morte de quase 17 milhões de animais vertebrados. Os dados são de um estudo realizado por pesquisadores de 14 instituições brasileiras e internacionais, entre elas a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e as Universidades Federais do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.