Acompanhe

Coordenação Executiva se reúne para debater o papel da ciência no combate à pandemia

O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB promoveu, nesta sexta-feira (17/9), um painel de debates do PSDB Brasileiras PSDB-Mulher para ouvir o diretor do Butantan, Dimas Covas, e a diretora de Projetos Estratégicos do Instituto, Cíntia Lucci, sobre o papel da ciência no contingenciamento da pandemia.

Este foi o primeiro evento no formato presencial realizado pelo PSDB-Mulher Nacional desde o início da pandemia. Participaram a presidente nacional do secretariado, Yeda Crusius, a presidente de honra, Solange Jurema, as coordenadoras regionais e presidentes dos secretariados estaduais.

Leia mais:

Tucanas destacam o esforço do governo Doria na produção da CoronaVac

Em discussão, as medidas de prevenção, o programa de vacinação contra o coronavírus e, particularmente, a produção da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a empresa farmacêutica Sinovac, com sede em Pequim. Dimas Covas e Cintia Lucci detalharam o processo de pesquisa, negociação e produção da vacina.

A Organização Mundial da Saúde (OMS)  validou, em junho, a vacina Sinovac-CoronaVac COVID-19 para uso emergencial,  concedendo assim aos países, financiadores, às agências de compra e às comunidades a garantia de que atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e fabricação.

De acordo coma Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas (IFPMA), a CoronaVac, representa 24% da produção total de imunizantes contra a Covid-19, com 1,8 bilhão de doses, o que na prática indica que uma a cada quatro doses de vacina – é CoronaVac.

Saga

“Eles deram para nós o que é a saga da vacina no Brasil, que foi por meio desta vacina, buscada pelo Butantan, em 2020, dividiu o Brasil entre os negacionistas e aqueles que sabem que a defesa da vida não vem sem a ciência e sem vontade política”, afirmou Yeda Crusius, que destacou a emoção de ouvir Cintia Lucci: “Ela disse que foi emocionante ver mulheres que constroem a vida de outras mulheres no país”.

Yeda Crusius ressaltou a importância da discussão, sobretudo, no momento em que há ainda a resistência dos chamados negacionistas em admitir os avanços da ciência e a imunização como único de proteção e eficiência individual e coletiva.

Para a presidente de honra do PSDB Mulher, Solange Jurema, cabe a todos, principalmente lideranças combater as notícias falsas que causam a desinformação e pode levar ao adoecimento e à morte.

“Tivemos uma reunião muito interessante e muito esclarecedora com o Dr. Dimas Covas e a Dra. Cintia. Eu acho que é importante a gente conhecer melhor a capacidade brasileira de produzir as vacinas e desmistificar todas essas fake News que só fazem prejudicar todos os brasileiros”, disse Solange Jurema.

Segundo Yeda Crusius e Solange Jurema, temas como o debatido nesta sexta-feira integram o conjunto de discussões presentes no planejamento estratégico, no projeto com a Konrad Adenauer, no jornal PSDB Brasileiras PSDB-Mulher e indiretamente na carta-compromisso, envolvendo a mobilização das mulheres nos estados.