Notícias

Vereadora lamenta veto a projeto de promoção da saúde da mulher em Balneário Camboriú (SC)

Foto: Gabinete/Juliana Pavan

A vereadora de Balneário Camboriú (SC) Juliana Pavan (PSDB) lamentou, em suas redes sociais na última semana, o veto do prefeito da cidade, Fabrício Oliveira (Podemos), e de vereadores da base ao projeto de sua autoria que criava o programa Borboleta de Menarca, de promoção e atenção integral à saúde da mulher.

Mesmo após sua aprovação unânime pela Câmara Municipal, em julho deste ano, a iniciativa foi vetada pelo Executivo, sob a justificativa de não haver interesse público.

“Infelizmente, o nosso projeto de prevenção a doenças e promoção à saúde da mulher, Borboleta de Menarca, foi vetado, pelo prefeito e pelos vereadores da base”, disse a tucana.

“Isso nos entristece, pois o projeto Borboleta de Menarca visa sanar um problema de saúde pública e tem interesse público, sim. No veto total, vindo do poder Executivo, mencionam que não tem interesse público. Oras, como não tem?”, questionou.

A proposta visava acompanhar a saúde das mulheres do município desde a infância, seja no trato físico ou emocional, e previa ainda a distribuição gratuita de absorventes higiênicos à população feminina mais vulnerável nos âmbitos econômico e social.

Em resposta ao veto, a parlamentar protocolou uma indicação ao Executivo e cobrou do prefeito da cidade a implantação de um programa de prevenção e promoção da saúde da menina e da mulher de Balneário Camboriú.

 “Deixo aqui o meu posicionamento a respeito da discussão e uma indicação ao Executivo como uma lembrança a mais uma promessa firmada com a comunidade, de apresentar um projeto como esse”, completou Juliana Pavan.