Notícias

PSDB-Mulher do DF premia ações de lideranças femininas por causas sociais

Foto: William Sant'Ana

O PSDB-Mulher do Distrito Federal concedeu o Prêmio Medalha Mulher Brasiliense destinado aquelas visionárias que atuam no esforço de promover o desenvolvimento social e pela igualdade de gênero. São lideranças femininas que trabalham em distintas áreas no Distrito Federal: saúde, educação, segurança pública e serviço social. Todas imbuídas com o mesmo propósito – fazer o bem.

A presidente do Secretariado Nacional da Mulher PSDB, Yeda Crusius, foi homenageada com a Medalha Mulher Brasiliense: Desenvolvimento Social e Igualdade, concedida pelo PSDB-Mulher do Distrito Federal pelo trabalho que desempenha a frente do PSDB-Mulher Nacional.

A presidente do PSDB-Mulher DF e coordenadora da região Centro-Oeste, Andréia Moura, destacou o apoio do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) à proposta de criação do Prêmio Medalha Mulher Brasiliense.

“O prêmio é um reconhecimento ao trabalho desempenhado pela tucana na luta pelos direitos das mulheres e pela paridade de gênero na política”, disse Andréia Moura.

Em vídeo enviado à organização do evento, Yeda Crusius agradeceu a premiação. “É uma homenagem para representarmos todas aquelas que sabem que sem mulher, não há democracia. Então celebrem, junto conosco, esse momento de homenagem, a todas nós e a cada uma de nós”, disse.

A seguir, a lista de todas as homenageadas:

Yeda Crusius – Homenagem

Presidente do Secretariado Nacional da Mulher PSDB, ex-governadora do Rio Grande do Sul, ex-ministra do Planejamento e ex-deputada federal, é uma das principais lideranças nacionais em defesa da ampliação de espaços políticos e sociais destinados às mulheres. Reitera a importância da paridade de gênero e da luta constante pela causa.

Sandra Soares Costa – Indicação ao Prêmio pela Zonal 01

É bioquímica, mestre em ciências médicas pela Universidade de Brasília (UnB), proprietária e fundadora do Grupo Sabin, um dos principais laboratórios de análises clínicas do país. Mãe de três filhos e empresária, é uma das mulheres mais influentes do Brasil, segundo a revista Forbes. Recebeu o título por dois anos seguidos, em 2016 e em 2017.

Jane Klébia do Nascimento Silva – Indicação ao Prêmio pela Zonal 02

Trilhou um caminho marcado pelo esforço para chegar a uma posição de chefia na Polícia Civil do DF, passou por dez concursos públicos e exerceu diversos cargos no DF, como secretária de Estado de Políticas para Crianças Adolescentes e Juventude, administradora de Sobradinho e chefe da controladoria jurídica da Codeplan, além de concorrer para deputada distrital nas eleições de 2018.

Márcia Cândida Rocha Vilaça de Barros – Indicação ao prêmio pela Zonal 03

É líder da área de Direito e atua, entre distintos projetos, como Agente Comunitária Voluntária na circunscrição de Taguatinga pelo Programa Justiça Comunitária, que é ligado ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Também é referência no voluntariado, mediando ações e soluções em sua comunidade, de forma responsável, além de atuar em projetos de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida.

Juliana Gomes de Assumpção – Indicação a Medalha pela Zonal 09

Professora e diretora do Centro Educacional Federal 02 da Estrutural desde 2019: escola piloto do projeto Vida & Água para ARIS (Área de Interesse Social). Projeto de extensão da Universidade de Brasília (UnB), Vida & Água se compromete em favorecer o empoderamento da população mais pobre e vulnerável sem conexão com o sistema da companhia de abastecimento de água do Distrito Federal.

Eliane Bento de Castro – Indicação ao prêmio da Zonal 13

É coordenadora substituta do Conselho das Mulheres Cristãs e Inspiradoras, combatendo crime contra a mulher, em Samambaia (DF), uma das regiões que registram maiores índices de violência no Distrito Federal e de maior população, reunindo 193,4 mil moradores. A exemplo de outras regiões do DF, as mulheres se queixam da falta de segurança sobretudo com ameaças de violência sexual.

Maria de Lourdes da Silva Severino – Indicação da Zonal 15 para a medalha

É reconhecida em Taguatinga (DF) pelo desenvolvimento de trabalhos sociais dedicados às pessoas da melhor idade, por meio de sua Associação Paradão. A organização não governamental, por ela comandada, busca resgatar a autoestima e incentivar habilidades entre os idosos.  Geralmente, ela repete o versículo bíblico, do livro de Provérbios: “A força é o adorno dos jovens, os cabelos brancos são a honra dos velhos”.

Valéria da Silva Vieira  – Indicação da Zonal 17

Presidente da Cooperativa das Feiras Livres do DF e Entorno (COOPERFEIG), é pedagoga e assistente Social da Administração Regional, lidera projetos sociais como campanhas de arrecadação e distribuição de agasalhos e cestas básicas. Auxilia mulheres chefes de família, parturientes desamparadas na sua comunidade.

Marinalva Cordeiro de Souza – Indicação da Zonal 18

Formada em Administração e Recursos Humanos, atua como uma das Coordenadoras da Casa de Missão Eucarística ligada à igreja Católica.  É reconhecida pelos trabalhos sociais que realiza com as famílias carentes da região de São Sebastião (DF), uma das áreas de maior densidade urbana da capital, registrando mais de 115 mil moradores, dos quais predominantemente mulheres de baixa renda.

Edna Maria Sampaio – Indicação ao prêmio pela Zonal 21

Atuam com mulheres na região de Recanto das Emas (DF) e suas famílias, por meio de seu Instituto Empoderamento, Valorização e Autoestima (EVA), oferecendo cursos profissionalizantes, assistência jurídica, psicológica, entre outros, para estimular e fortalecer suas conquistas de direito. É a primeira organização da sociedade civil voltada exclusivamente para as políticas públicas e causas exclusivamente para as mulheres, especialmente aquelas voltadas para comunidades em vulnerabilidade social.

Flávia Portela – Indicação 

Arquiteta e Urbanista., preside o Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Cidade, entidade cujo principal objetivo é gerar e difundir conhecimentos que promovam e contribuam para o desenvolvimento intelectual do indivíduo. Nos últimos 10 anos, ela se dedica a projetos sociais e culturais, sendo o Programa Cara e Cultura Negra. Conquistou recentemente título “Prática Innovare”.