A deputada federal e presidente da Frente Parlamentar Mista das Pessoas com Deficiência, Tereza Nelma (PSDB-AL), se reuniu, nesta quarta-feira (01/9), com membros da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para tratar da necessidade de uma educação inclusiva no Plano Nacional da Educação (PNE).
Em suas redes sociais, a tucana contou que, durante o encontro, o ministro se desculpou publicamente pelas palavras proferidas nos últimos meses, “de forma bastante equivocada”, sugerindo a segregação de pessoas com deficiência no ambiente educacional.
Em agosto, Milton Ribeiro afirmou que alunos com deficiência atrapalhavam o aprendizado de outros estudantes, e que há crianças com grau de deficiência em que “é impossível a convivência”.
“Mas esperamos muito mais do que um pedido de desculpas, precisamos de ações efetivas como investimentos nas escolas regulares, capacitação de profissionais e estrutura adequada para receber esses alunos”, rebateu a parlamentar.
“Expliquei ao ministro que essa causa é minha há muito tempo, por formação e convicção. Seguimos acompanhando e lutando. Educação Inclusiva, sim! Conviver com as diferenças é que deve ser normal”, completou Tereza Nelma.