Notícias

Prefeitura de Pelotas (RS) lança Campanha Eu Menstruo para combater a pobreza menstrual

Foto: Gustavo Vara

A prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas (PSDB), participou nesta segunda-feira (30/8) do lançamento da Campanha Eu Menstruo, iniciativa da Prefeitura em parceria com a Universidade Federal de Pelotas e com o Projeto Mais Juntas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), que visa combater a pobreza menstrual no município. Isto é, a falta de acesso ou recursos que possibilitem a aquisição de produtos básicos de higiene necessários a meninas e mulheres durante o período menstrual, como absorventes.

Além de promover a conscientização popular acerca do problema, que coloca em risco a saúde de milhões de meninas e mulheres em todo o Brasil, a campanha prevê a instalação de 12 postos de arrecadação de absorventes, que serão distribuídos a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Durante o evento, a tucana fez a doação de absorventes descartáveis em um dos pontos fixos de arrecadação, instalado na Prefeitura.

“Este tipo de preocupação é extremamente relevante, é o fruto de uma parceria entre a Universidade e o Poder Público para construção de uma cidade mais justa, democrática e inclusiva”, destacou Paula Mascarenhas.

O lançamento do programa faz parte das programações do Agosto Lilás em Pelotas, campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, que se estenderá até os primeiros dias de setembro. A data marca os 15 anos de vigência da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.

*Com informações do portal da Prefeitura de Pelotas