Em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, Doria anuncia apoio a Raquel Lyra e aliados

Foto: PSDB/PE

No fim de semana, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pré-candidato às prévias do PSDB à Presidência da República em 21 de novembro, esteve em Recife e Caruaru, em Pernambuco, e Natal, no Rio Grande do Norte. Ele participou de encontros com correligionários, assinou convênios na área de educação e anunciou apoio à pré-candidatura da prefeita de Caruaru e presidente estadual do PSDB, Raquel Lyra, ao governo de Pernambuco.

“O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, já disse claramente que a candidata para a sucessão aqui no estado é Raquel Lyra. Se ele que é o presidente e fala em nome do partido, deliberou isso, tem o meu apoio. Aqui eu posso falar, pessoalmente, e o que eu puder fazer, farei, com todo o respeito aos demais candidatos”, afirmou Doria.

Raquel Lyra retribuiu o apoio de Doria. “É uma honra e uma alegria como presidente estadual do PSDB, e como prefeita de Caruaru receber o governador de São Paulo, que tem feito um trabalho diferenciado transformando o Estado São Paulo e que empresta o seu nome a discussão das prévias presidenciais do PSDB”, disse a tucana.

Visitas

Antes de Doria, esteve no Nordeste o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que também disputa as prévias à Presidência da República, assim como o senador Tasso Jereissatti (PSDB-CE) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Netto.

“O PSDB é um partido que por estar realizando suas prévias com os outros três bons candidatos, me incluindo, mas valorizando principalmente os outros candidatos, fortalece o PSDB. O candidato que sair resultante das prévias será um candidato fortalecido”, disse o governador de São Paulo.

Em Pernambuco, Doria foi recebido por Raquel Lyra, pelo presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, pelo ex-senador Armando Monteiro e pela deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB-PE). Na capital do Forró, ele visitou a feira de Caruaru, a Via Parque, onde foi recepcionado por uma banda de pífano, caminhou entre os quiosques e tomou café da manhã no local, e no Recife, manteve compromissos políticos.

O governador de São Paulo lembrou sua origem nordestina, pois seu pai é baiano. “Metade da minha alma, metade do meu sangue é nordestino”, frisou Doria, que foi recebido por uma faixa na qual se lia “Pai da vacina” em alusão à vacina CoronaVac, produzida pelo Butantan.

Parcerias

Doria se reuniu com o secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Lucas Ramos, que é do PSB. Ramos assinou, como testemunha, o termo de parceria entre o Porto Digital e o Governo de São Paulo.  Ele também fez visita de cortesia ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB-PE), informando que era um encontro “entre amigos”, quando ofereceu vacinas ao estado, afirmando que a vacinação é uma das pautas de ambos.

“Paulo Câmara tem sido muito ativo no Fórum de Governadores, estamos muito unidos. Bolsonaro nos uniu. Nós [Paulo Câmara e eu] temos muitas distâncias ideológicas e políticas, mas proximidade na defesa da democracia, da liberdade, do federalismo, da vacina e da saúde”, disse Doria.

Raquel Lyra e João Doria, ao lado do secretário estadual de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, e do secretário municipal João Paulo Cêpa, celebraram a assinatura de um convênio do programa Aprender Sempre – Recuperação e Aprofundamento, voltado para língua portuguesa e matemática, no ensino fundamental.

O projeto fornece materiais didáticos para reforço do desempenho escolar e instrumentos que visam combater a evasão. Os materiais irão beneficiar 43 mil alunos da Capital do Agreste.

“O trabalho que vocês fizeram em São Paulo na educação foi primoroso e agora estará na casa de 43 mil alunos da nossa rede municipal. A partir disso, chegaremos mais perto de cada estudante. Agradeço imensamente em nome do povo de Caruaru”, destacou a prefeita.

Ao término do encontro, Doria reforçou a importância em investir na educação. “Não existe nada mais emocionante do que transformar vidas pela educação”, concluiu.

Natal

A capital do Rio Grande do Norte foi sede da sétima rodada do “Encontros do PSDB pelo Brasil”, evento que marca a mobilização pelas prévias tucanas, quando a legenda definirá o candidato a Presidente da República em 2022. O organizador do evento em Natal foi o presidente estadual do partido, o deputado Ezequiel Ferreira, além dos deputados estaduais Raimundo Fernandes e Gustavo Carvalho, entre outros.

“Aqui no RN o PSDB é sem dúvida o partido que mais tem crescido nos últimos anos. Tudo fruto de muito trabalho e empenho de cada militante aqui presente. Temos mostrado que é possível fazer política do bem, apoiando amigos e contribuindo com o desenvolvimento dos nossos municípios”, ressaltou Ezequiel.

A vereadora Larissa Rosado, presidente do PSDB-Mulher no Rio Grande do Norte, também participou do encontro.

Doria reiterou o apoio ao Nordeste e agradeceu pela receptividade. “Estamos começando uma caminhada pela vida, pela vacina, pelo emprego, pela democracia. Tenham esperança, confiança e vamos juntos lutar pelo Brasil. Não vamos lutar por terceira via, mas pela melhor via. A da democracia e do respeito”.

A bancada completa do PSDB da Câmara Municipal de Natal, formada por Kleber Fernandes, Aroldo Alves e Chagas Catarino, também esteve presente. O encontro ainda reuniu dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças e simpatizantes do PSDB de todas as regiões do RN. O PSDB potiguar tem atualmente mais de 30 prefeitos e 25 vice-prefeitos, tendo sido a legenda que mais cresceu no RN nas últimas eleições.