Agenda

26/8 – PSDB-Mulher debate evolução da participação feminina nos esportes, educação e política nesta quinta

O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB promoverá, nesta quinta-feira (26/8), às 19 horas, mais um Painel PSDB Brasileiras PSDB-Mulher, com o tema “Educação, Esporte e Política: inclusão e representatividade”.

Na esteira da histórica participação de atletas mulheres nas Olimpíadas de Tóquio 2020, feito que promete se repetir também nos Jogos Paralímpicos deste ano, o painel irá discutir a evolução da representatividade feminina em importantes setores da sociedade, desde os esportes, até a educação e a política.

Mediado pela presidente do PSDB-Mulher Nacional, Yeda Crusius, o debate será transmitido pelo Youtube, no canal PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher, e vai contar com a participação da prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra; da deputada estadual Camila Toscano (PSDB-PB); da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Célia Leão; e da secretária de Educação do município de Palmas (TO), Cleizenir Divina.

Conheça as convidadas:

Raquel Lyra – Prefeita de Caruaru (PE) e presidente estadual do PSDB. Reeleita em 2020 com 114.466 votos, foi a primeira mulher a assumir a gestão do município. É formada em Direito, ex-deputada estadual e ex-delegada da Polícia Federal.

Camila Toscano – Deputada estadual pela Paraíba. Advogada, foi eleita para o cargo pela primeira vez em 2014, sendo reeleita em 2018. Presidente da Comissão de Direitos da Mulher na atual legislatura.

Célia Leão – Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Advogada, foi vereadora de Campinas (SP) e deputada estadual por sete mandatos consecutivos. Atua a mais de 30 anos pelos direitos das pessoas com deficiência.

Cleizenir Divina – Secretária de Educação do município de Palmas (TO). É formada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Atuou na administração municipal como Diretora Regional de Educação de Palmas.

Participante especial:

Ana Paula Gonçalves Marques

Ana tinha 20 anos de idade quando sofreu uma tentativa de feminicídio: de dois tiros disparados pelo ex-companheiro, um deles acertou sua coluna, deixando-a paraplégica. Daí em diante, não faltou vontade para vencer obstáculos.  Muou para Brasília em 2013, depois de um passeio pelo Lago Paranoá, sentiu “amor à primeira velejada”: transformou-se em atleta.  Resultado: velejadora há 7 anos, com destaque em pódios locais, nacionais e mundiais, na Holanda, Alemanha, EUA e Espanha. Em 2018, entrou para a história da Vela Adaptada ao ser a primeira atleta brasileira a conquistar ouro no mundial dos EUA. Em 2016 e 2018, conquistou o prêmio Brasília Esporte de Melhor Atleta Paralímpica do DF. Em 2017 participou do evento Prêmio Paralímpicos, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, foi escolhida a melhor atleta de Vela Adaptada do Brasil e teve a honra de ser a condutora da tocha paralímpica dos Jogos Rio 2016. É ainda competidora no Halterofilismo e alcançou o TOP 3 no Ranking Nacional nos anos de 2018 e 2019.

SERVIÇO

Painel PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher

“Educação, Esporte e Política: inclusão e representatividade”

Data: 26 de agosto de 2021, quinta-feira

Horário: 19 horas

Onde: Canal PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher no Youtube