Notícias

Apenas seis estados elegeram mulheres governadoras na história do país

Uma reportagem do portal Poder 360 publicada nesta quinta-feira (19/8) deixou, mais uma vez, em evidência a sub-representação feminina nos espaços de poder: apenas seis estados brasileiros elegeram mulheres governadoras em toda a história da República. Entre eles está o Rio Grande do Sul, que em 2006 elegeu Yeda Crusius, hoje presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, para o posto máximo do Poder Executivo. A tucana é a única mulher eleita governadora na história do PSDB e do Rio Grande do Sul.

De acordo com o levantamento, no total foram 8 mulheres eleitas em 11 disputas eleitorais. A 1ª vez foi há 27 anos, em 1994, quando Roseana Sarney, então no PFL, chegou ao comando do Maranhão. Ela é, até hoje, a mulher que mais vezes ganhou uma eleição para governo de estado – três vezes (1994, 1998 e 2010) –  e a única a ter governado o Maranhão.

Outros quatro estados também elegeram mulheres para o posto máximo do Poder Executivo: Rio Grande do Norte, Pará, Rio de Janeiro, Roraima.

Os potiguares são os que mais vezes tiveram uma governadora eleita. Foram quatro pleitos vencidos por mulheres: Wilma de Faria (PSB) foi a primeira, em 2002, reeleita em 2006. Rosalba Ciarlini (DEM) ganhou em 2010, e Fátima Bezerra (PT), em 2018. A atual mandatária do Rio Grande do Norte também foi a única mulher eleita governadora nas eleições de 2018.

*Leia a íntegra da reportagem do Poder 360 AQUI