Notícias

Em Camaquã (RS), vereadora Eva Rosi defende bandeira da educação e dos direitos das mulheres

O primeiro mandato da vereadora Eva Rosi Bueno Nunes (PSDB) em Camaquã (RS) tem sido marcado pela defesa de pautas importantes, entre elas a educação e os direitos das mulheres. Professora aposentada e ex-secretária municipal de Educação, ela foi eleita em 2020 e hoje é presidente das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal, além de líder da Bancada do PSDB e presidente do PSDB-Mulher de Camaquã.

“Minha trajetória na política está relacionada diretamente à educação, por acreditar que é através dela que construímos uma sociedade mais colaborativa, ética e respeitosa, bem como formamos pessoas para a vida”, disse a tucana, em entrevista para o portal do PSDB-Mulher.

“Também defendo a bandeira da defesa dos direitos das mulheres, apoio às pessoas diagnosticadas com câncer e acolhimento para crianças e adolescentes”, acrescentou.

Uma dentre duas mulheres a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores da cidade, Eva Rosi destacou o quanto as mulheres têm a contribuir ocupando os espaços de poder, seja em cargos administrativos ou políticos.

“Minha mãe, mesmo vindo de uma sociedade patriarcal, me educou para ser dona de mim. E é isso que eu sou. As mulheres carregam em si mesmas concepções totalmente errôneas e muito difíceis de desmistificar, como a de sexo frágil, por exemplo. Jamais devemos nos entregar, e sim mudar esse estereótipo”, afirmou.

A parlamentar reconheceu que, mesmo em pleno século 21, é desafiador ser uma mulher em meio à grande maioria de homens que ocupam cadeiras administrativas e no Legislativo. Especialmente quando se tem em mente que as mulheres são a maioria da população e do eleitorado brasileiro.

“É um desafio porque tu tens que trabalhar em meio a um universo predominantemente masculino e precisa mostrar tua garra, seriedade, racionalidade para tomada de decisões, comprometimento e competência técnica. Contudo, a participação feminina contribui enormemente em todas as esferas”, argumentou.

“Nós mulheres precisamos dar credibilidade a outras mulheres. Votar em mulheres, torcer por mulheres e vibrar juntamente com mulheres”, frisou Eva Rosi.

A tucana também usou a sua própria trajetória política como exemplo e conclamou mais mulheres a se candidatarem a cargos públicos nas próximas eleições:

“Eu, até entrar para a política, nunca me enxerguei na política, e hoje estou me desafiando em um espaço onde posso fazer a diferença, não só como representante da educação, mas também como representante das mulheres”, ressaltou.

“Se quisermos um mundo mais ético, justo, com mais igualdade e oportunidades, e melhores condições de vida para todos, devemos começar por nós mulheres. E ocuparmos nossos espaços na política”, completou a vereadora gaúcha.