Bancada Feminina da Câmara busca apoio para aprovar projeto que reserva vagas para mulheres no Legislativo

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Integrantes da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados se reuniram nesta terça-feira (17/8) com o presidente da Casa, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), em busca de apoio para a aprovação do Projeto de Lei nº 1951/2021, que estabelece uma porcentagem mínima das cadeiras no Legislativo para mulheres, de forma escalonada até as eleições de 2038. A proposta já foi aprovada no Senado Federal.

As parlamentares pediram que o projeto fosse colocado em pauta para votação no plenário nos próximos dias. Para que as regras comecem a valer já a partir das eleições do ano que vem, é preciso que os deputados aprovem o texto até o outubro, um ano antes do pleito de 2022.

“Temos trabalhado muito para aprovar essa proposta, defendendo que as mulheres precisam ocupar os devidos espaços no meio político. Somos mais da metade da população brasileira e queremos representatividade”, destacou a deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL), procuradora da mulher na Câmara.

“Agradeço ao presidente Arthur Lira pela receptividade e sensibilidade com essa causa. Seguimos firmes na luta!”, escreveu a tucana em suas redes sociais.

O texto prevê a reserva de 18% das vagas dos Legislativos federal, estaduais e municipais para mulheres nos pleitos de 2022 e 2024, 20% em 2026 e 2028, 22% em 2030 e 2032, 26% em 2034 e 2036, até chegar a 30% das cadeiras em 2038 e 2040.