Notícias

Tucano cria Diploma Juíza Patrícia Acioli de Justiça e Cidadania em homenagem à magistrada assassinada

O deputado estadual Noel de Carvalho (PSDB-RJ) protocolou nesta quinta-feira (5/8), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), um projeto de resolução criando o Diploma Juíza Patrícia Acioli de Justiça e Cidadania para homenagear aqueles que tenham prestado relevantes serviços ao cumprimento da justiça, dos direitos e em prol da cidadania, bandeiras defendidas com rigor pela magistrada.

O diploma é uma homenagem à juíza morta por policiais militares com 21 tiros, quando era titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O crime bárbaro completa dez anos na próxima quarta-feira (11/8) e teve ampla repercussão no Brasil e no exterior. Patrícia foi assassinada na porta de casa, em Piratininga, Niterói, aos 47 anos. Ela deixou três filhos.

“Este diploma é uma forma de reverenciar a memória da juíza Patrícia Acioli, pela sua ação em prol de uma sociedade mais justa e igualitária em direitos e cidadania. Ela foi brutalmente assassinada por exercer seu trabalho com dignidade e por sua atuação contra a criminalidade, e pela sua dedicação à Justiça. O diploma será dado em reconhecimento a pessoas que se destacarem na defesa da ética, da moralidade, da dignidade, da justiça e dos direitos da cidadania”, disse Noel de Carvalho.

“Essa iniciativa também pretende estimular a prática dessas ações em nossa sociedade”, ressaltou o parlamentar.

Em sua justificativa para a criação do diploma, o deputado também lembrou a coragem da magistrada no combate ao crime organizado no Estado do Rio de Janeiro e o comprometimento da juíza com o serviço público.

“A memória da juíza Patrícia Acioli, servidora do Estado do Rio de Janeiro, merece ser preservada, reverenciada e sempre lembrada como um exemplo de justiça, coragem e, acima de tudo, comprometimento com o serviço público”, diz o projeto de resolução. Noel de Carvalho vai pedir urgência na votação da proposta.