Notícias

Agosto Lilás: Mara Caseiro destaca importância da representatividade feminina na política

Foto: Luciana Nassar/ALEMS

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB-MS), líder do Governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), defendeu a representatividade feminina nas casas legislativas nesta terça-feira (3/8), na tribuna virtual.

“No mês que fazemos o enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres, o Agosto Lilás, também entro em um assunto muito importante para que a mulher seja protagonista das decisões de sua vida, em sua casa, no trabalho e em seu país: a representativdade política”, relatou.

A parlamentar fez um apelo aos deputados e deputadas federais pela aprovação de um projeto, que tramita na Câmara, que trata do percentual mínimo de mulheres nas casas legislativas.

“Temos que promover a desigualdade entre os desiguais. Espero que seja aprovado o projeto que altera a Lei 9504/1997, que prevê percentual mínimo de candidaturas por sexo, e traz então a obrigatoriedade dos assentos femininos nas casas legislativas. Precisamos sair do discurso e ir para a prática. Que seja aprovada esta lei e feita a justiça no Brasil”, ressaltou.

Agosto Lilás

A tucana também enfatizou que é necessário discutir o empoderamento da mulher junto à sociedade. “Precisamos tentar diminuir esse olhar machista quando a mulher toma suas próprias decisões. E eu entendo que as pessoas falam que é maçante e cansativo falar desse assunto, mas ainda precisa ser debatido e esclarecido com a sociedade”, considerou.

Durante a sessão, Mara Caseiro solicitou a análise pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) do PL 169/2021, de sua autoria, ainda durante esse mês. A matéria institui o Programa de Cooperação e Código “Sinal Vermelho”, como mecanismo de pedido de socorro e auxílio às mulheres em situação de violência doméstica ou familiar.

“Vamos juntos combater esse câncer que é a violência contra as mulheres”, completou a parlamentar.

*Com informações da Agência ALEMS