Notícias

Em encontro com Doria, PSDB-Mulher de MS reforça importância da igualdade de gênero na política

O PSDB-Mulher de Mato Grosso do Sul participou neste sábado (10/7) do encontro do diretório estadual com o governador de São Paulo, João Doria, que deu início a agenda de viagens pelo país em pré-campanha para as prévias partidárias do PSDB, que irão escolher o candidato da legenda à presidente da República em 2022. Durante o evento, a presidente do secretariado no estado, deputada estadual Mara Caseiro, entregou a Doria a camiseta da campanha “Mais Mulheres na Política” e pela igualdade de gênero na política. Mara Caseiro reforçou a importância do engajamento de todos os líderes partidários na luta pela ampliação da representatividade feminina na política.

“Doria é uma liderança nacional do partido e sabe que embora tenhamos tido avanços fundamentais nos últimos anos, especialmente com medidas para ampliar o número de candidaturas femininas, somente 12% dos 70 mil cargos eletivos do país são ocupados por mulheres. Garantir a participação de mais mulheres na política é um desafio complexo e que fará uma diferença esmagadora em direção a igualdade de gênero”.

Em discurso, a deputada Mara Caseiro pontuou as dificuldades que as mulheres enfrentam na política e ressaltou o apoio às causas das mulheres dado pelo governador do estado, o tucano Reinaldo Azambuja.

“Mulheres que não se curvam diante das dificuldades. Não é fácil ser política na nossa sociedade. Aos poucos a gente vai quebrando os preconceitos, as diferenças e graças a Deus, o nosso governo é um governo que não discrimina. Um governo aberto, que abraça as mulheres, que não faz diferença entre as pessoas”, afirmou.

No Mato Grosso do Sul, apenas seis dos 79 municípios são comandados por mulheres. São as prefeitas de Naviraí, Rhaiza Matos (PSDB); Corguinho, Marcela Ribeiro Lopes (PSDB); Jardim, Dra. Clediane (PSD); Fátima do Sul, Ilda Machado (PSD); Água Clara, Gerolina Alves (PSD); e a mais recente alçada por eleição suplementar, Vanda Camilo (PP).

A vice-presidente do PSDB Mulher/MS, Eliana Rodrigues, ressaltou que há mulheres qualificadas e prontas para compor a administração do Governo Federal.

“Acreditamos que o presidenciável João Doria terá um olhar diferenciado às Mulheres como os segmentos do PSDB Diversidade Tucana, Tucanafro e Juventude. Temos pessoas qualificadas com formação em gestão pública e gestão de riscos podendo sim compor a administração tanto no Governo Federal como no Governo Estadual”, ressaltou.

Doria demonstrou disposição em lutar pela causa e destacou os trabalhos realizados pelo seu governo para as mulheres em São Paulo. Ele também contou sobre as dificuldades da sua mãe, Maria Sylvia Vieira de Moraes Dias, para cuidar dos filhos no período em que seu pai, João Agripino da Costa Doria, que era deputado federal do Partido Democrata Cristão (PDC), ficou em exilado. O governador também ressaltou a importância do PSDB nas eleições de 2022.

“Começamos a corrida do PSDB para vencer as eleições Chega! Nem Lula, nem Bolsonaro. Nem horror, nem terror. Nós vamos pelo amor. Amor do PSDB. Amor pela vida, amor pelas mulheres, amor pela diversidade, amor pelo verde, amor pelos mais pobres, amor pela saúde, amor pela vacina, pela educação. Não é campanha para bonzinhos é uma campanha para quem tem espirito de luta para mudar com vocês e por vocês. Estarei ao lado de vocês na defesa dos princípios da liberdade, da democracia”, frisou o governador.

Diversas tucanas do PSDB-Mulher de Mato Grosso do Sul participaram do evento, entre elas a deputada federal Bia Cavassa. “O PSDB optou por um modelo novo, inovador e transparente para escolher o seu pré-candidato. Assim, integrantes e nós, políticos podemos debater ideias e contribuir com a definição do melhor candidato ao país. Seguimos juntos, em democracia pelo desenvolvimento do País”, destacou.

O governador de São Paulo também teve encontro com o diretório do PSDB de Goiás neste sábado. O Mato Grosso do Sul deverá receber a visita de outros candidatos às prévias do PSDB nos próximos dias.

Confira a galeria de fotos do encontro: