Notícias

Larissa Rosado defende aprovação de projeto que cria frente de atendimento para pacientes com sequelas pós-Covid-19

A vereadora Larissa Rosado (PSDB-RN) defendeu, nesta terça-feira (8/6) durante sessão da Câmara Municipal de Mossoró, a aprovação de um projeto de sua autoria que cria a Frente de Atendimento Clínico Pós-infecção por Covid-19. A iniciativa prevê que a Prefeitura do município disponha de equipes multidisciplinares para auxiliar na recuperação dos pacientes que ficaram com sequelas da doença.

“Além de dispor dos materiais necessários no processo de reabilitação, que as equipes possuam médicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, dentre outros profissionais que contribuam para a total reabilitação das pessoas que necessitem desses serviços, dado que as implicações podem ser tão graves quanto a doença”, explicou a tucana.

O texto do Projeto de Lei nº 124/2021 estabelece a criação de protocolos de acompanhamento desses pacientes por meio de exames clínicos e laboratoriais em intervalos de tempo entre dois, quatro e seis meses, de acordo com a necessidade do caso.

Também será estruturado um centro de atendimento específico para os casos de sequelas mais graves.

“A ciência ainda não dispõe de estudos suficientes para que se conheça por quanto tempo os efeitos da doença se manifestam no organismo após a alta”, justificou Larissa Rosado.

“Por isso, essa Lei também trata da criação de um protocolo de atendimento e de exames. Esperamos agora que ela possa ser aprovada pela Câmara Municipal de Mossoró”, completou.