Prévias: Comissão Executiva Nacional do PSDB aprova texto-base

Para o PSDB-Mulher, a participação dos filiados deverá ser ampliada

A Executiva Nacional do PSDB aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (8/6),  o texto-base da proposta apresentada pela Comissão das Prévias para a escolha do candidato do partido à Presidência da República em 2022. A presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Yeda Crusius, relatou que o próximo passo será o envio do texto, e de seus destaques, aos pré-candidatos, para que nesta semana construam um consenso em relação ao peso de grupos votantes na eleição primária.

Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), que foi prefeito de Manaus e é um dos postulantes à eleição interna, foi destacado pelo presidente Bruno Araújo para buscar o entendimento entre os quatro candidatos às prévias e um equilíbrio entre as propostas de regras e calendário. A Executiva volta a se reunir na próxima terça-feira (15/6).

Yeda Crusius reiterou o posicionamento do PSDB-Mulher, que defende um modelo de prévias que possibilite o voto ao maior número possível de filiados, estimulando a participação de todos. Chegaram a ser apresentados três destaques à proposta original, sendo um deles, que previa o peso de 35% para os militantes, retirado, sendo debatidos os outros dois destaques ao longo do encontro.

O primeiro, do Diretório de São Paulo, prevê que os filiados tenham peso de 50% no total dos votos, e os mandatários, também de 50%.

O segundo modelo, apresentado pelo Diretório de Minas Gerais, mantém a divisão do colégio eleitoral em 4 grupos, com peso de 25% cada, porém, insere as executivas estaduais no grupo de prefeitos e vices.

Ainda de acordo com a proposta mineira, mandatários permaneceriam divididos em outros 3 grupos: prefeitos e vice-prefeitos (grupo 2); vereadores, deputados estaduais e distritais (grupo 3); e governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional, deputados federais e senadores (grupo 4).

Para Yeda Crusius, o primeiro destaque é o que mais se aproxima do modelo defendido pelo Secretariado da Mulher, que é o do voto universal: um filiado, um voto. Contudo, ela entende que o trabalho da Comissão levou em consideração o fato de que ainda há uma enorme desigualdade na organização do partido entre os 26 estados e o Distrito Federal, e que não se deve nem punir os mais organizados, que têm sido vitoriosos nas eleições para governadores, senadores, parlamentares, prefeitos, ao longo da história do PSDB; nem desestimular os de menor tamanho ou organização nos respectivos estados.

“Como sempre, se busca o caminho do meio. Por enquanto avançamos, pois a proposta evolui para a construção de um modelo que una as diversas opiniões sobre quem tem direito a voto nas prévias do partido. A proposta 50/50, de igualdade de peso entre os mandatários e os militantes, respeita o espírito democrático do PSDB, já contido nos nossos Estatutos”, avaliou a presidente.

A ideia é que haja estímulo à participação nessas prévias inovadoras, de modo a respeitar a realidade de uma enorme diversidade dos filiados em todo o país, reforçando a conexão direta entre o candidato e o eleitorado. A mobilização para as prévias, mais uma vez, depende das energias partidárias municipais, estaduais e federativa.

A Comissão das Prévias foi formada pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; o presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi; o senador Izalci Lucas; os deputados federais Pedro Vilela e Lucas Redecker; e o ex-deputado Marcus Pestana, com a coordenação do ex-presidente nacional do PSDB, José Aníbal.

De acordo com o novo calendário aprovado pela Executiva, os candidatos farão suas inscrições em 20/09, com início dos debates em 18/10. As prévias serão realizadas no dia 21/11 e um eventual segundo turno, em 28/11.

Até o momento, quatro tucanos anunciaram que irão participar das prévias: Arthur Virgílio Neto, que foi prefeito de Manaus e é presidente do Diretório do PSDB/AM; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; João Doria, governador de São Paulo; e Tasso Jereissati, senador da República pelo PSDB do Ceará.