Notícias

Deputada Geovania de Sá defende retomada da vacinação de gestantes

Nem uma semana após sugerir ao ministro da Saúde que inclua as lactantes no Plano Nacional de Vacinação, a deputada federal Geovania de Sá (PSDB-SC) protocolou um novo requerimento de indicação a Marcelo Queiroga. Desta vez, a parlamentar solicitou o retorno da imunização das gestantes brasileiras.

Ela lembrou que estas mulheres já estavam incluídas no grupo prioritário, mas devido à ocorrência de um evento adverso grave em uma gestante, com possível associação com a vacina AstraZeneca/Fiocruz, optou-se pela interrupção temporária na vacinação das gestantes e puérperas com ou sem comorbidades.

Para Geovania, a decisão, embora bem-intencionada, deve ser repensada:

“Porque a ciência aponta que gestantes e puérperas estão em risco aumentado de formas graves da Covid-19, bem como complicações obstétricas, tais como parto prematuro e mortalidade materna”, alertou.

“Evidente que, para decidirem sobre aceitar a vacinação, as gestantes devem ser informadas de que a segurança e a eficácia das vacinas ainda não foram avaliadas nesse grupo”, esclareceu a deputada, acrescentando que não há registros de malformações fetais.