Notícias

Deputada Geovania de Sá quer lactantes no grupo prioritário para vacina da Covid-19

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB-SC) protocolou, nesta sexta-feira (28/5), um requerimento de indicação ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga sugerindo que o governo federal revise o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e inclua as lactantes no grupo prioritário para a imunização.

O documento também solicita que as sobras de imunizantes que se encontram nos municípios e no Distrito Federal sejam utilizadas para a imunização escalonada de pessoas com menos de 60 anos de idade.

A parlamentar lembrou que o atual Plano Nacional de Vacinação já está em sua sétima edição. “Mas, a listagem de categorias priorizadas do Plano não engloba as lactantes”, lamentou.

Geovania de Sá argumentou ainda que a imunização das lactantes permite que os anticorpos produzidos pelas mães sejam transferidos aos bebês, por meio da amamentação.

“Também diminui a chance da mãe que retorna ao trabalho pegar a doença e contaminar o filho. Além disso, as mães vacinadas têm mais segurança de levar seus filhos às consultas médicas regulares, o que permite melhor acompanhamento do bebê em seus primeiros meses de vida”, acrescentou, ressaltando que até mesmo a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a vacinação contra a Covid-19 para as lactantes.

Outra questão que precisa ser repensada, de acordo com a deputada, é o destino dos excedentes de imunizantes que se encontram nos municípios e no Distrito Federal. Há relatos de que, em determinadas localidades, a procura pelas doses pelos grupos prioritários convocados tem sido menor do que a esperada, o que gera a sobra de vacinas.

“Os municípios deveriam ter mais autonomia para utilizarem este excesso na imunização por faixa etária”, avaliou, concluindo que um processo de vacinação acelerado protegerá mais brasileiros deste vírus mortal.