Notícias

Deputadas chamam atenção para o número de crianças desaparecidas no Brasil

No Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, nesta terça-feira, 25 de maio, deputadas tucanas chamaram atenção para os altos índices de desaparecimentos no Brasil, especialmente no que diz respeito a crianças. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2020, o total de desaparecidos no país passou de 77.907 em 2018 para 79.275 em 2019.

Desse total, 40% são crianças e adolescentes. Entre 10% e 15% dessas crianças perdidas também jamais reaparecem.

Você já ouviu alguém que procura por um ente querido? Talvez, esse seja o relato mais triste e emocionante que você já ouviu em toda a sua vida”, ponderou a deputada federal Geovania de Sá (PSDB-SC).

A angústia de não saber o que aconteceu com aquela pessoa que você ama, se está bem cuidada, se está se alimentando, se passa frio, se quer fazer algum contato ou se impedem de fazer esse contato, deve ser uma situação de tristeza, algo insuportável. Eu não gostaria de passar por isso. Com certeza, você também não”, acrescentou.

No plenário da Câmara Federal, a tucana afirmou que foi com o objetivo de fortalecer políticas públicas em relação ao tema que foi lançada, no ano passado, a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas.

Já nesta terça, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou uma campanha nacional de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas. A intenção é dar mais agilidade ao processo de busca.

Eu fiz questão de reiterar que podem contar com o trabalho do Congresso Nacional. Os deputados e as deputadas, com certeza, estarão engajados nessa grande força-tarefa”, destacou Geovania.

Quando se fala de criança, quando se fala de adolescente, são causas que nós precisamos tomar como bandeiras neste Congresso, para que consigamos agilizar, porque são famílias que estão sofrendo, são pais e mães que estão chorando pelo desaparecimento do seu filho”, lamentou a parlamentar.

A deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL) também se manifestou sobre o tema em suas redes sociais. Ela apontou que, entre os anos de 2018 até maio de 2020, o Programa de Identificação e Localização de Pessoas Desaparecidas de Alagoas (Plid/AL), do Ministério Público Estadual, contabilizou 996 desaparecimentos. Menores de idade representam 33,63% desse total.

“O desaparecimento no Brasil ainda é um problema muito sério, com pouca resolutividade e muito preocupante, principalmente quando se trata de crianças. Precisamos modernizar as buscas, criar novos sistemas de localização e frear esse sofrimento de tantas famílias que perdem seus entes”, comentou a tucana.

Enquanto vereadora de Maceió, Tereza Nelma foi a responsável pela Lei nº 5875/2009, que estabeleceu, em 25 de maio, o Dia Municipal das Crianças Desaparecidas, como forma de conscientizar a população e cobrar do poder público medidas para o enfrentamento dessa problemática.