Após reunião ampliada da Coordenação Executiva, PSDB-Mulher apoia prévias ainda este ano com voto universal

A Coordenação Executiva do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB se reuniu virtualmente na tarde desta quinta-feira (13/5), com as presidentes dos diretórios estaduais e coordenadoras regionais do PSDB-Mulher, para debater, entre outros temas, o posicionamento do Secretariado acerca do processo de prévias que escolherão o candidato do PSDB à Presidência da República, que deverão ocorrer no dia 17 de outubro.

Até o momento, foram colocados como pré-candidatos os nomes do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), dos governadores de São Paulo, João Doria, e Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e de Arthur Virgílio Neto, que foi prefeito de Manaus (AM).

Durante a reunião, o PSDB-Mulher decidiu apoiar a realização das prévias ainda este ano, na data pré-estabelecida, com voto universal e a participação de todos os filiados do partido, de forma a integrar a militância às decisões tomadas e fortalecer a democracia interna da legenda.

“A nossa força depende da nossa mobilização. E a nossa participação nas prévias depende muito das presidentes estaduais, junto com o Secretariado e a Executiva”, destacou a presidente do PSDB-Mulher Nacional, Yeda Crusius.

A tucana congratulou o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, por incluir entre os integrantes da Comissão das Prévias a prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, representando não só os prefeitos e prefeitas da sigla, mas todas as mulheres tucanas, e afirmou que o papel do Secretariado Nacional nesse processo deve ser o foco em 2022.

“Nosso papel, do Secretariado da Mulher, é preparar as eleições do ano que vem em meio a um processo de prévias, o que é uma novidade. Por isso, manifestamos a nossa confiança na Cinthia, uma mulher na Comissão das Prévias, e apoiamos que as prévias sejam realizadas neste ano, com voto universal”, disse.

Organização das prévias

Como integrante da Comissão de Prévias, Cinthia Ribeiro informou as tucanas sobre o andamento da organização do processo e agradeceu ao PSDB-Mulher por todo o apoio recebido.

“Quero agradecer a cada uma de vocês por ser essa voz representativa na Comissão das Prévias. Representando todas as mulheres e também prefeitos e prefeitas do PSDB”, ressaltou.

Segundo ela, a comissão tem discutido em reuniões semanais como será o modelo e formato das prévias, se o voto será dado por colegiados ou será universal, como será o financiamento, de onde virão os recursos e como serão aplicados. Por enquanto, o consenso é de que deve ser um processo transparente e que possibilite que o PSDB chegue a 2022 com um nome forte para compor, junto ao centro, uma candidatura ao Palácio do Planalto.

“Já caminhamos bastante, mas um dos critérios que estabelecemos dentro da comissão é sermos o mais transparente possível para dar equidade e equilíbrio para todos os pré-candidatos do partido. Esse é um alinhamento que José Aníbal tem feito ao se encontrar com esses pré-candidatos pelo Brasil”, colocou.

A prefeita de Palmas apontou ainda que a responsabilidade do PSDB é sair desse processo de prévias maior e mais fortalecido do que quando entrou.

“Sabemos da necessidade do nosso protagonismo. Infelizmente, em 2018, nós deixamos isso passar, deixamos outra pessoa assumir o protagonismo que é do PSDB. Mas esse ano, não vamos deixar isso acontecer”, reiterou.

Compromisso com a paridade

Durante a reunião, foram apresentados os pontos da carta-compromisso do PSDB-Mulher que será entregue aos pré-candidatos concorrendo às prévias, derivados do Planejamento Estratégico traçado para 2021 e 2022.

Entre eles, estão o fortalecimento do PSDB-Mulher na busca pela ampliação da participação das mulheres na política e nos espaços de poder, além de autonomia no gerenciamento dos recursos referentes aos 30% do financiamento eleitoral destinado a candidaturas femininas e os 5% do Fundo Partidário destinados à formação política de mulheres.

As tucanas também chamaram atenção para um item chave do Planejamento Estratégico do PSDB-Mulher: a paridade de gênero. Considerando que o PSDB é uma legenda que sempre esteve à frente do seu tempo, e possui hoje o segmento de mulheres reconhecidamente mais organizado entre os partidos políticos do Brasil, elas pediram uma maior sensibilidade das lideranças do partido a questões como a agenda 50/50, e a proporcionalidade entre homens e mulheres na tomada de decisões.

“A gente tem lutado muito pela igualdade dentro do nosso partido. É uma luta que não tem sido fácil”, lembrou a 1ª vice-presidente do PSDB-Mulher Nacional, Thelma de Oliveira.

“É importante lembrar que quem tem um norte, que está estabelecendo debates, reuniões, para discutir o quadro político, entrar em consenso, é o PSDB-Mulher”, acrescentou a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB-RS).

22 anos de PSDB-Mulher

Todas as tucanas foram convidadas a participar do Painel PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher que será realizado nesta sexta-feira (14/5), às 19h, com o tema “Prévias, democracia e partido: para onde vamos?, conversa com presidenciáveis”. O evento, que será transmitido ao vivo pelo Youtube, tem como convidado o governador de São Paulo, João Doria, e será mediado pela presidente do Secretariado Nacional, Yeda Crusius.

Durante a live, será apresentado o clipe do Hino do PSDB-Mulher, em comemoração ao aniversário de 22 anos do Secretariado Nacional, no dia 15 de março.

Na reunião, as tucanas deliberaram ainda sobre a situação dos secretariados nos estados, visto que alguns deles realizaram novas eleições e grande parte optou por reconduzir suas respectivas Executivas para mais um mandato.

Participaram da reunião a presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Yeda Crusius; a 1ª vice-presidente do PSDB-Mulher Nacional, Thelma de Oliveira; a Secretária Municipal de Direitos Humanos de Vitória (ES), Neuzinha de Oliveira; a coordenadora do PSDB-Mulher na região Nordeste, Iraê Lucena; a prefeita de Palmas e presidente do partido no Tocantins, Cinthia Ribeiro; a vereadora e presidente do PSDB-Mulher no Rio Grande do Norte, Larissa Rosado; a coordenadora do PSDB-Mulher na região Norte, Cecília Otto; a coordenadora do segmento na região Centro-Oeste, Andréia Moura Zemuner; a coordenadora do PSDB-Mulher na região Sudeste, Sebastiana Azevedo; a presidente do PSDB-Mulher em São Paulo, Edna Martins; a presidente do PSDB-Mulher de Minas Gerais, Walewska Barros Abrantes; a presidente estadual do PSDB-Mulher em Santa Catarina, Luzia Coppi; a coordenadora executiva do Secretariado, Sheila Diniz; a deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL); a assessora executiva e presidente de honra do PSDB-Mulher do Rio Grande do Sul, Angela Sarquiz; a assessora jurídica do Secretariado e vice-presidente do PSDB-Mulher do Distrito Federal, Luciana Loureiro; a integrante da Coordenação Executiva do PSDB-Mulher do Piauí, Francisca Ramos; a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB-RS); a presidente do PSDB-Mulher do Paraná, Rosalina Batista; a presidente do PSDB-Mulher no Mato Grosso, Maria Avalone.