Notícias

Vereadora Aava Santiago propõe desconto fiscal para empresas que contratem mães de filhos pequenos

O Dia das Mães já passou, mas, se depender da vereadora Aava Santiago (PSDB-GO), o presente será mais empregos para as mães de Goiânia. A tucana apresentou um projeto de Lei que cria o programa Empregue uma Mãe, que propõe desconto sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para empresas que contratem mães de filhos pequenos, de 5 meses até 11 anos de idade.

“Dia das Mães feliz é aquele que a mãe tem estabilidade financeira e segurança emocional para viver bem com suas crias”, destacou em suas redes sociais.

O objetivo da proposta, segundo Aava, é tentar minimizar a discriminação de gênero no mercado de trabalho, que pesa ainda mais sobre as mulheres que têm filhos, muitas vezes obrigadas a escolher entre a maternidade e seus empregos, cenário que é piorado dentro de um contexto de pandemia global.

“Se nós, mulheres chefes de família, fomos as mais demitidas durante a pandemia; se famílias chefiadas por mulheres foram a maioria entre as que entraram para o campo da insegurança alimentar; se somos perseguidas e assediadas no trabalho em função da maternidade; a forma mais potente de mudar essa história é garantindo emprego e condições de permanência no mundo do trabalho”, justificou a tucana.

Por isso, o PL 117/2021 visa mobilizar empresas e estabelecimentos comerciais do município a disponibilizarem o mínimo de 5% de suas vagas de emprego com prioridade às mães, tendo como contrapartida o benefício fiscal.

As empresas que aderirem ao programa também receberão o selo Aqui tem Mãe, “para quando você bater o olho, saber quem tem comprometimento em criar um mundo mais justo e acolhedor para as maternidades e infâncias”, completou a vereadora.