Notícias

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, tucanas defendem o livre exercício do jornalismo

Celebrado no dia 03 de maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa não passou em branco para as tucanas, que defendem o livre exercício do jornalismo como uma das caraterísticas fundamentais de uma democracia.

Nas redes sociais, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) frisou a importância do papel da imprensa de informar a população de maneira livre, responsável e imparcial, por muitas vezes apresentando o contraditório e forçando a reflexão.

“É criminoso desqualificar a imprensa de sua capacidade legítima de informar e nos fazer revisitar convicções. O contraditório, muitas vezes, nos força a rever teses, crenças e hábitos. Esse é um exercício saudável e que emana espírito público. Por isso, a imprensa tem que ser responsável e livre. Só assim manteremos intacto um dos maiores pilares da nossa democracia”, destacou.

Já a deputada federal Shéridan Oliveira (PSDB-RR) destacou que muitas pessoas não sabem que ela própria estudou jornalismo, e começou sua trajetória profissional nesta carreira.

“Como comunicadora, fico particularmente preocupada com os ataques e as tentativas de barrar o exercício da imprensa séria”, afirmou.

Foi o que motivou a tucana a apresentar na Câmara dos Deputados o projeto de Lei nº 2378/2020, que define garantias para o pleno exercício da liberdade de imprensa e tipifica como crime de abuso de autoridade condutas que impeçam ou dificultem o livre exercício do jornalismo, que é um direito constitucional. O texto está em análise nas comissões.

“Defender a imprensa livre é garantir à população o direito de saber sobre as decisões do poder público que afetarão suas vidas”, completou a parlamentar.