Governada por Cinthia Ribeiro, Palmas tem menor taxa de mortalidade por Covid-19 entre as capitais

Os esforços da gestão da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) para conter o avanço da pandemia do coronavírus em Palmas (TO) têm dado bons resultados. De acordo com dados da plataforma SUS Analítico, do Ministério da Saúde, a capital tocantinense tem as menores taxas de letalidade e mortalidade por Covid-19 entre as capitais brasileiras.

A taxa de letalidade registra que a cada 100 pessoas que contraem o vírus em Palmas, 1,18 vão a óbito. Já a taxa de mortalidade mede que ocorrem 143 óbitos para cada 100 mil habitantes da capital. No cenário nacional, são registradas 2,68 mortes a cada 100 casos de infectados, e 178,30 óbitos para cada 100 mil habitantes em todo o país.

Para a prefeita, os índices são o resultado de uma total reformulação da rede municipal de saúde, que teve a sua estrutura ampliada para atender aos pacientes de Covid-19, com unidades sentinelas espalhadas por pontos estratégicos da capital, novos leitos, ambulâncias e equipamentos para o atendimento da população.

“Os números refletem o esforço da nossa gestão em combater a pandemia, que desde o 1º caso confirmado se empenha em prestar um atendimento integral de saúde para a população”, destacou Cinthia Ribeiro em suas redes sociais.

Ainda assim, a tucana acrescentou que o trabalho deve continuar:

“As notícias são boas, mas não podemos baixar a guarda. Precisamos continuar nos protegendo e seguindo os protocolos sanitários”, completou.

As medidas restritivas e sanitárias impostas por Cinthia Ribeiro em Palmas também ajudam a explicar a queda no número de mortes causadas pelo coronavírus no município.

Vale lembrar que a prefeita virou alvo de ameaças e manifestações por conta de sua decisão de restringir o comércio não essencial e outras atividades na capital tocantinense, a fim de conter o avanço de casos da doença.