Notícias

Câmara Municipal de Itapeva aprova projeto de tucana que fornece absorventes a mulheres de baixa renda

A Câmara Municipal de Itapeva (SP) aprovou, na última semana, o projeto de Lei nº 23/2021, de autoria da vereadora tucana Débora Marcondes, que dispõe sobre a autorização de fornecimento e distribuição gratuita de absorventes higiênicos para mulheres de baixa renda do município. A proposta inclui ainda as jovens da rede pública de ensino.

De acordo com a matéria, a distribuição de absorventes para as mulheres em situação de vulnerabilidade econômica de Itapeva é fundamental não apenas para a sua saúde, mas para a manutenção de suas rotinas de trabalho e estudo.

“É de conhecimento de todos o atual cenário econômico em que vivemos. Muitas famílias não têm nem o que comer, muito menos recurso para comprar itens de higiene que são fundamentais para a prevenção de doenças. Muitas mulheres acabam utilizando papel, pano, papelão. Isso é um risco enorme, pois pode levar a infecções”, justificou a vereadora, em suas redes sociais.

“Segundo uma pesquisa da marca ‘Sempre Livre’ com mais de nove mil participantes, 19% das mulheres entre 18 e 25 anos não têm acesso aos produtos por não terem dinheiro. Diante disso, tal projeto é uma questão de saúde pública e se faz mais que necessário nos dias de hoje”, completou Débora Marcondes.

Para ter direito ao benefício, as contempladas deverão estar cadastradas no Centro de Referência de em Assistência Social (CRAS) do município de Itapeva.