Notícias

Projeto de Juliana Pavan cria programa de promoção da saúde de meninas e mulheres em Balneário Camboriú

A vereadora Juliana Pavan apresentou para discussão na Câmara Municipal de Balneário Camboriú (SC), nesta quarta-feira (24/3), o projeto de Lei nº 21/2021, de sua autoria, que institui o Projeto Borboleta de Menarca como um programa de prevenção a doenças e promoção da saúde de mulheres e meninas a partir dos nove anos de idade na Rede Municipal de ensino.

A tucana conta que a ideia para o projeto surgiu a partir da junção de uma proposta sua com as sugestões dadas por Sabrina Silva, uma ex-candidata a vereadora que queria colocar em prática a distribuição de absorventes, de forma gratuita, para meninas da Rede Municipal.

“O projeto visa levar a saúde para as meninas a partir dos nove anos de idade através da educação, ou seja, levar as informações relacionadas à gravidez precoce, quais são os métodos contraceptivos, os problemas que as doenças sexualmente transmissíveis podem causar, o por quê se cuidar, por que ter essa preocupação em adquirir os kits de higiene menstrual”, explicou a vereadora, durante um bate papo transmitido pela Câmara Municipal de Balneário Camboriú.

Além de promover campanhas educativas, o projeto também prevê a distribuição desses kits de higiene menstrual de forma gratuita dentro das escolas e postos de saúde.

“Principalmente para essas meninas da Rede Municipal e para as mulheres que estão em vulnerabilidade social e econômica”, acrescentou Juliana Pavan. “O poder público precisa dar essa assistência, essa atenção para meninas e mulheres”, completou ela.