Notícias

Volta às aulas: 3 estados retomam nesta segunda-feira; outros 10, em março

Crianças do Centro de Educação Infantil do Núcleo Bandeirante. Professora Rebeca Breder. Elza Fiuza/Agência Brasil

Apenas 3 não têm previsão
Maioria adota formato híbrido

Das 27 unidades da Federação, 22 já têm previsão para a volta às aulas. Goiás foi o único Estado que já retomou as atividades –mas em formato híbrido: quando parte da turma tem aula presencial, e a outra, virtual.

Levantamento do Poder360, feito com as secretarias de Educação, mostra que 12 UFs retornam em fevereiro, 10 em março e uma em abril. Só 3 não têm previsão.

Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte iniciam nesta segunda-feira (1º/2). Os 2 primeiros em formato híbrido. O último, remoto.

SÃO PAULO: MAIOR IMBRÓGLIO

O governador João Doria (PSDB) anunciou em 22 de janeiro a retomada para 8 de fevereiro. Mas com o avanço da covid no Estado, a Justiça suspendeu o retorno. O Estado conseguiu reverter a decisão no dia seguinte.

Em nota ao Poder360, o governo estadual disse ter comprado 12 milhões de máscaras, além de 440 mil face shields, 112 mil litros de álcool em gel e outros itens. Além disso, as 5.100 escolas estaduais receberam R$ 700 milhões em 2020 para manutenção e conservação das unidades. Outros R$ 700 milhões foram liberados “para os preparativos do ano letivo de 2021”, diz.

RIO DE JANEIRO

O ano letivo iniciará em 8 de fevereiro no Estado. Na data, o governo começará o “processo de diagnóstico dos alunos de todas as séries”, para “entender as possíveis lacunas deixadas no aprendizado” por causa da suspensão das aulas em 2020.

As atividades, então, retornam em março. O dia específico não foi divulgado. Ainda não foi definido se o formato será apenas remoto ou híbrido –quando parte dos estudantes vão às atividades presenciais, e parte, não.

MINAS GERAIS

Segundo a Secretaria de Educação, as aulas voltam em 4 de março. O modelo não foi definido. A pasta realizou consulta pública de dezembro de 2020 a janeiro de 2021 com a “comunidade escolar” sobre o tema.

No texto enviado ao Poder360, a secretaria diz que o governo autorizou a retoma das atividades escolares presenciais desde outubro, mas apenas em municípios localizados na “onda verde” do Plano Minas Consciente. Eis a íntegra (50 KB).

DISTRITO FEDERAL

O secretário de Educação, Leandro Cruz, disse na última quinta-feira (28/1) que as atividades na rede pública serão retomadas em 8 de março. Quando questionado sobre o modelo, declarou que “provavelmente” seria híbrido.

O governo lançará programa com ações para todas as etapas do ensino básico. A intenção é “melhorar a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem”, diz.

Sobre os cuidados sanitários para uma retomada mais segura, a secretaria disse que as escolas serão sanitizadas e haverá lavatórios na entrada das instituições, além de álcool em gel, máscaras de proteção e tapetes higienizantes.

ESPÍRITO SANTO

As aulas no Estado voltam em 4 de fevereiro, no formato híbrido. Segundo a assessoria da Secretaria de Educação, “seguindo sempre” o Mapa de Risco do Governo do Espírito Santo.

Em entrevista à CBN Vitória, Vitor de Angelo, secretário de Educação, declarou que os gestores municipais terão liberdade para escolher a modalidade das aulas: se será de forma remota, híbrida ou presencial. Mas, a partir de março, “todas as escolas serão abertas”.

MATO GROSSO

As aulas da rede estadual de ensino serão retomadas em 8 de fevereiro. A modalidade ainda não foi definida.

O governo realizou reunião em 14 de janeiro para debater o formato, mas não houve consenso. O secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, avalia que este “não é o momento seguro” para a volta às salas de aula. A Secretaria de Educação realizou enquetes com pais, profissionais de educação e estudantes.

O Estado não respondeu aos e-mails enviados pelo Poder360 até a publicação desta reportagem.

RORAIMA

A Secretaria de Educação e Desporto do Estado informou em nota que “não há data definida para retorno das aulas na rede estadual”.

RONDÔNIA

O início do calendário escolar será em 22 de fevereiro. A Secretaria de Educação aguarda os resultados de estudos feitos pelo órgão que acompanha a pandemia no Estado para definir a modalidade (remoto, híbrido ou presencial).

BAHIA

Decreto do governo do Estado manteve as atividades presenciais nas escolas públicas suspensas até 30 de janeiro de 2021. Questionada pelo Poder360, a Secretaria de Educação afirmou que “a expectativa é de retorno assim que as taxas de contaminação da covid-19 diminuírem”.

Ou seja, ainda não há data definida. Mas diz ter “todos os protocolos sanitários, de infraestrutura e pedagógico, prontos para a retomada das aulas”. A intenção, depois da retomada, é fazer uma “recomposição mínima da carga horária, com plano de trabalho e outras atividades”.

Com informações do Poder 360